segunda-feira, maio 14, 2007

David Seymour, "Chim".

David Szymin (1911-1956), nasceu e viveu a sua adolescência em Varsóvia. Estuda Artes Gráficas numa academia em Leipzig, deixa a litografia pela fotografia e vai viver para Paris. Em Paris os amigos chamam-lhe Chim. Nos Estados Unidos naturaliza-se cidadão americano, regista-se com o nome de Seymour. Por não ter casa, Chim sente-se em casa em qualquer capital. Há três dias, o Internacional Center of Photography (ICP) em Nova Iorque inaugurou uma exposição com os trabalhos fotográficos de David Seymour. Click aqui para ver algumas dessas fotografias. Com os amigos Robert Capa e Henri Cartier-Bresson, formam a célebre agência Magnum. É no âmbito das comemorações dos 60 anos da agência, que o ICP mostra agora os seus trabalhos.

Depois da guerra Chim regressa à Polónia, à procura dos seus pais. Como tantos outros judeus, os seus pais não sobreviveram. Fotografa então o seu país, a Polónia desvastada pela guerra e é aí que Chim tira a fotografia de Terezka.

David Seymour, Terezka, a disturbed child in an orphanage. The scrawls on the blackboard are her drawing of "Home", Polónia, 1948

Este livro de Chim, publicado em 1974 pelo mesmo Internacional Center of Photography, foi dos primeiros livros fotográficos que comprei.
Henri Cartier-Bresson diz do amigo “ tem a inteligência de um jogador de xadrez e o ar de um professor de matemática”.

Com Robert Capa, fotografa a guerra civil espanhola. A fotografia Air raid over Barcelona, 1938 ficou conhecida. Outras pouco conhecidas como estas:
David Seymour, Members of the International Brigade, Espanha, 1936
David Seymour, Republican pilots, Espanha, 1936

Ao novo Estado de Israel, onde vai várias vezes, encontra os poucos amigos que sobreviveram. Fotografa os Kibbutzim.
David Seymour, New arrivals, Israel, 1951

Em 1956, estava na Grécia quando rebenta a crise do Suez. Vai para o Egipto para a fotografar. Com Jean Roy, um fotógrafo do Paris Match acabam por morrer, sob o fogo da artilharia egípcia no dia 10 de Novembro, o Jeep onde seguiam cai no canal do Suez, morrem ambos.
Esta é uma das suas últimas fotografias:
David Seymour, Port Said, 9 Novembro 1956

Sem comentários: