quinta-feira, julho 24, 2008

O mundo globalizado de Andreas Gursky

Com as escolas fechadas, o mundo também entra em férias. No final deste mês, muitos regressam a casa,

Andreas Gursky, Genoa, 1991

outros tantos fazem as malas porque estão de partida, e na Europa, o aeroporto de Frankfurt, um verdadeiro entreposto de ligação ao mundo, serve de escala a milhares de veraneantes.

Andreas Gursky, Frankfurt, 2007

No painel, ainda à espera da tecnologia digital, letras e números, acompanhados de um ruído que nos é familiar, mudam sem cessar actualizando toda a informação necessária aos passageiros.

Detalhe

Budapest, Chicago, New York- Newark,...Abu Dhabi-Bahrain, Almaty-Astana, Hamburg...enfim num painel um mundo onde agora é fácil de chegar.

Se na viragem do século, o mundo ficou ligado com os cabos de fibra óptica, a 11 de Dezembro de 2001, dia em que a China aderiu à Organização Mundial do Comércio (OMC), um outro passo de gigante dinamizou ainda mais a globalização. Pequim concordava em seguir as normas globais – que regem as importações, exportações e investimento estrangeiro – respeitadas pela maioria dos países do mundo. Ao fazê-lo, a China tornou o seu país um desafio para o mundo inteiro, as economias interligaram-se,

Andreas Gursky, Toys "R" Us, 1999

e o homem perante tão grande desafio desconfiou, pois a concorrência gera ansiedade em todos nós. Hoje, com a crise mundial que se arrasta há meses, não há analista que não culpe a globalização da calamidade mundial. A globalização, que transformou a nossa vida cómoda num inferno, é a culpada de destruir os povos e arrasar as empresas. Nesta fotografia,

Andreas Gursky, Cable Car, Dolomites, 1987


Detalhe

o teleférico minúsculo, suspenso no ar, que em breve será engolido, tal como os fios que o seguram, pelo intenso nevoeiro da montanha, é uma boa metáfora do sentimento actual.

Andreas Gursky, um “globetrotter”, seguidor do espírito do tempo, passeia-se pelo mundo em busca dos lugares da nossa civilização globalizada. No porto industrial de Salerno,

Andreas Gursky, Salerno, 1990

o panorama de todos os componentes chave, deste fenómeno complexo e de grande escala que é a globalização, cabem numa só imagem. Num mundo que se planificou onde a quantidade e a qualidade de informação que se quer transmitir são determinantes, o grande formato é a solução.

Para o fotógrafo alemão, o mundo globalizado é grande, high-tech,

Andreas Gursky, Hongkong and Shanghai Bank, 1994

acelarado

Andreas Gursky, Madonna, 2001

e caro.

Andreas Gursky, Prada I, 1996

À semelhança das prateleiras das lojas Prada, comércio,

Andreas Gursky, 99 Cent, 1999

negócio

Andreas Gursky, Hong Kong Stock Exchange, 1994


Andreas Gursky, Siemens, Karlsuhe, 1991

e lazer,

Andreas Gursky, Ratingen Swimming Pool, 1987

repetem-se e multiplicam-se ad infinitum.

Andreas Gursky, Untitled V, 1997

O desafio foi lançado quando os chineses usaram a OMC como alavanca para a sua integração a nível global, e o homem hoje, nem em férias pode repousar, o risco agora não o larga.

Andreas Gursky, Niagara Falls, 1989

Sem comentários: