A Preparação para a Paixão, descrita no evangelho de Mateus, é dos mais comoventes textos do Novo Testamento da Bíblia Sagrada.
Depois de instituída a Eucaristia, narra assim Mateus : “Saíram, (Jesus e os seus discípulos) para o monte das Oliveiras…disse-lhes: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou acolá orar. E, tendo tomado consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e angustiar-se. Disse-lhes então: A minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai comigo. E, adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia não (se faça) como eu quero, mas sim como tu queres. Depois foi ter com os seus discípulos, encontrou-os dormindo e disse a Pedro: Visto isto não pudeste vigiar uma hora comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca. Retirou-se de novo pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a sua vontade. Foi novamente, e encontrou-os dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os, foi de novo, e orou terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Então foi ter com os seus discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai, eis que chegou a hora, em que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores…”.
As fotografias do israelita Ori Gersht (n.1967), estão embebidas de história e memórias e são um convite à meditação. A sua série “Ghost Olive”, 2003, são tiradas num campo de oliveiras da região da Galileia, em Israel.
Há mais de 3.000 anos, os desertos da Judeia serviram de abrigo aos profetas, mas hoje são palco dos mais terríveis conflitos políticos, guerras e atrocidades.
O Homem dormiu, não conseguiu vigiar…e hoje uma tristeza mortal invade-nos quando olhamos para as guerras e atrocidades do mundo.
4 comentários:
Bela e inquietante revelação este blog. Vou passar a vir mais vezes aqui. Sim, a Primavera nasce aqui.
Gostei do "inquietante"...
Madalena, o Filho do homem entregou-Se aos pecadores para que se cumprisse o que estava escrito. O homem dormiu, não conseguiu vigiar... mas a resposta foi o mistério e a proposta de salvação. Por mim, só entendo o Cristinianismo como exaltação dessa esperança.
por isso lhe agradeci o seu texto que tão bem relembra a "exaltação dessa esperança".
Enviar um comentário