quinta-feira, junho 28, 2007

Cascais e a vela

Dizem os entendidos que Cascais tem o melhor campo de regatas da Europa. Agora, esta vila outrora de pescadores, transformou-se na capital da vela. “Em terra, uma compacta multidão distribuía-se pelas muralhas da cidadela; no mar grande número de embarcações de recreio embandeiradas em arco, flutuavam nas azuladas águas da formosa angra...”, podia ser a descrição da actual baía de Cascais,


mas corresponde à descrição que o Diário de Notícias no dia 4 de Outubro de 1896 faz quando a baía de Cascais servia de campo para mais uma regata internacional. Se, à época, Cascais recebia nesse dia mais de seis mil visitantes, hoje, só em velejadores e respectiva comitiva ultrapassam em muito esse número. Está tudo a postos para o tão prestigiado evento que é o campeonato do mundo da vela olímpica, cuja cerimónia de abertura é já no próximo dia 2 de Julho.
No passado sábado inaugurou no Centro Cultural de Cascais, a exposição “História da Vela em Cascais”.

Desde finais do século XIX que a baía de Cascais é rota das grandes regatas internacionais e a exposição relata a história da evolução da prática da vela .
Em 1870 a família real escolhe Cascais como estância de veraneio e com ela vem a nobilitação da vila. D.Luis, o monarca, é um amante do mar e tudo fará para promover o desporto da vela. É ele que inculcará a paixão pelo mar ao seu filho, D.Carlos, que será timoneiro em muitas das regatas que teram lugar na baía de Cascais. E é com a família real, que a exposição inicía a “História da vela em Cascais”, ilustrada por muitas fotografias.
Em 1938 é criado o Clube Naval de Cascais.

Clube Naval de Cascais, fotografia da colecção da família Bello

Dez anos depois, 1948, dois dos seus sócios fundadores, Fernando e Duarte Bello, trazem para Portugal, pela primeira vez na história da vela, a medalha de prata dos Jogos Olímpicos realizados em Londres.

Praticantes da modalidade Star, foi-lhes distribuído um barco onde nunca haviam corrido e que só conheciam por fotografia.

Os irmãos Bello no seu Star, fotografia da colecção da família Bello
Com a medalha Olímpica, a vela em Portugal atinge um dos seus melhores momentos graças a estes velejadores que arrastaram para a prática muitos entusiastas.
Como engenheiro, imbuído da curiosidade científica, Duarte Bello, foi sucessivamente adaptando o seu barco. Em casa, na garagem transformada num pequeno estaleiro, inventou a boeira, técnica que lhe permitia ganhar avanço aos concorrentes.


Fotografias da colecção da família Bello

Em terra, ficam o registo de outras dificuldades, o transporte dos barcos,


Todos ajudam a mudar o pneu furado, fotografias da colecção da família Bello

e o banho inevitável que o vencedor terá de enfrentar.

Campeonato da Europa de Star no Clube Naval de Cascais, 1962, vencedor Duarte Bello, fotografia da colecção da família Bello

Olhar para o álbum fotográfico da família de Duarte Bello, foi um privilégio, e quero agradeçer a Maria do Rosário Bello a sua simpatia e confiança em me permitir partilhar neste post algumas dessas imagens.

Fotografia retocada a cor, colecção família Bello

De 2 a 13 de Julho, da baía de Cascais, deste excelente local para campeonatos de vela, sairão os melhores velejadores para os jogos Olímpicos de Pequim.

Sem comentários: