sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Patti Smith

Patti Smith nasce em Chicago em 1946, mas cedo vai viver para Woodsburry, New Jersey com os seus pais. Cidade rural, onde nada acontece, Patti chega a Nova Iorque em 1967, onde encontra Bob Dylan, que também deixara Hibbing, uma cidade perdida do Minessota. É a geração que deixa o meio rural pela cidade. Patti conhece Robert Mapplethorpe (1946-1989), na altura estudante de arte, com quem vai viver.


Patti e Robert, Coney Island, foto Michel Esteban, 1969
Patti e Robert, foto Malanga, 1969
Patti e Robert, foto Norman Seef, 1969

Patti escreve poesia, ama a poesia de Rimbaud, e canta em bandas.
1974

Em 1975 grava o seu primeiro álbum Horses, produzido por John Cale. Música, New Wave, derivada do punk rock da década de 70.
A fotografia da capa é de Mapplethorpe, é a primeira de muitas outras capas.
Mas Mapplethorpe faz esta série de estudos para Horses:
Série Horses, #1 #2 #3 #4 e #5, Robert Mapplethorpe
1975, Horses
As outras capas que Mapplethorpe fotografou:
Wave 1979,
1988, Dream of Life
1988, People Have The Power

No último número da revista Aperture, é a vez de Patti mostrar as suas fotografias. Usa uma Polaroid Land 250 que leva sempre consigo quando anda em digressão, Mapplethorpe, antes da máquina de grande formato, iniciara-se na fotografia com uma Polaroid.
Patti Smith, c 1960

Esta é uma fotografia antiga, feita nos anos 60, quando Mapplethorpe e ela, depois de regressar de uma viagem a Paris, vão viver no Chelsea Hotel.

“...a maior parte das minhas fotografias desta década perderam-se. Encontrei esta por acaso, no meio de um livro velho. É uma fotografia de Robert Mapplethorpe no Chelsea Hotel. Este era um gesto típico de Robert, mão no bolso enquanto escrutinava o seu trabalho. Ainda me lembro de a tirar.” Patti Smith

1 comentário:

evols disse...

O trabalho do Robert Mapplethorpe é de uma sensibilidade extrema e a importância da sua obra é geralmente negligenciada... mas um post muito poético. parabéns!