No post anterior chegámos à cidade de Reno, no estado do Nevada, com Inge Morath e Cartier-Bresson, os primeiros da Magnum a fotografarem a rodagem de “The Misfits”. São nove os fotógrafos desta agência que irão ao Nevada. Com um contrato exclusivo, vão-se revezando durante os noventa dias das filmagens. Irão testemunhar a rodagem de um grande filme que à época não teve uma crítica entusiasta, era um filme de cow-boys que não era um Western, a crítica fica desconcertada quando não sabe classificar.
Morath regista o início:
Inge Morath, Reno, Arthur Miller e John Houston, filme "The Misfits", 1960
E entremos na história do filme, Marilyn Monroe no papel de Roslyn chega à cidade para tratar do divórcio. Sentimentos comuns, abandono, solidão, angústia, e o mesmo olhar maravilhado e infantil sobre o mundo, ligam a personagem de Arthur Miller, Roslyn, a Marilyn. E agora as primeiras cenas, Roslyn à janela do quarto, antes de sair para o tribunal.
Inge Morath, é assim que Guido (Eli Wallach) vê Roslyn pela primeira vez. Filme The Misfits
Morath é amiga de Huston já fotografara o seu filme Moulin Rouge, não é nova nestas andanças, ao contrário de Cartier-Bresson que é a primeira vez que fotografa a rodagem de um filme, e talvez por isso enquadre no seu visor a parafrenália das filmagens.
Henri Cartier-Bresson, filme The Misfits
Se no início a atmosfera parecia idílica, segue-se o calvário, Miller e Marilyn, marido e mulher, estão à beira da ruptura. Morath fotografa o que nenhum outro consegue, Miller e Marilyn juntos, no quarto do Hotel,
Inge Morath, Mapes Hotel, Reno, 1960
“instintivamente tirei esta fotografia...é visível a distância entre os dois” conta Morath.
Na cena do Harrah’s Club, para celebrar o divórcio, Cartier-Bresson faz este retrato de Roslyn,
Na cena do Harrah’s Club, para celebrar o divórcio, Cartier-Bresson faz este retrato de Roslyn,
Henri Cartier-Bresson, Marilyn Monroe no papel de Roslyn, Reno, 1960
que podemos ver na exposição que ainda está em Évora. Para o fotógrafo será um retrato de Marilyn, enquadrada pelos holofotes. Morath fotografa a mesma cena, mas com maior distância.
Inge Morath, Marilyn Monroe no papel de Roslyn acompanhada de Thelma Ritter no papel de Isabel, 1960
No espelho de Morath, maior, percebemos que são slot machines, típicos na cidade.
Rodado em Reno, cidade do jogo e dos bares,
Rodado em Reno, cidade do jogo e dos bares,
Henri Cartier-Bresson, Reno, Nevada, 1947
Robert Frank, Casino-Elko, Nevada, 1955/56
“The Misfits” não é um filme de jogo, prostituição e álcool, como seria de esperar. O jogo não entra no filme, mas Huston é um jogador, e o Mapes Hotel, onde estão hospedados, tem um casino.
Eve Arnold fotografa Huston a jogar.
Eve Arnold fotografa Huston a jogar.
Eve Arnold, casino no Mapes Hotel, Reno, 1960
Marilyn numa noite junta-se ao realizador e pergunta-lhe como lançar os dados, “ Não penses, minha querida, lança simplesmente os dados, é como a vida, não penses, joga”. Quando perdia bastante, Huston deixava a sala do jogo e seguia para as filmagens.
Mas regressemos à história de “The Misfits”. Depois do divórcio Roslyn vive uma história de amor com Gay Langland, Clark Gable, um cowboy que caça cavalos selvagens para sobreviver.
Mas regressemos à história de “The Misfits”. Depois do divórcio Roslyn vive uma história de amor com Gay Langland, Clark Gable, um cowboy que caça cavalos selvagens para sobreviver.
Cornell Capa, cena do filme The Misfits, Clark Gable no papel de Gay, Marilyn Monroe no papel de Roslyn, 1960
Cornell Capa
É no contraste de planos, que Huston e Miller não estão de acordo, talvez o único em todo o resto. A paisagem de Pyramid Lake é o deserto no deserto. A terra é plana e os horizontes são incrivelmente vastos. Miller queria que o filme transmitisse essa paisagem lunar, imensa, onde se sentisse que os personagens estavam perdidos, isolados, enfim inadaptados. Miller preferia um plano como este,
Ernst Haas, no deserto de Pyramid Lake para o filme The Misfits, 1960
dirá mais tarde “imaginei ver o filme de mais longe”.
Faz muito calor e Marilyn está esgotada, confessa a Eve Arnold, acabei “Let’s Make Love”, onde passei seis meses a dançar, não pude descançar, estou esgotada...
Os atrasos de Marilyn desesperam, todos os dias pergunta-se, virá hoje?
Faz muito calor e Marilyn está esgotada, confessa a Eve Arnold, acabei “Let’s Make Love”, onde passei seis meses a dançar, não pude descançar, estou esgotada...
Os atrasos de Marilyn desesperam, todos os dias pergunta-se, virá hoje?
Eve Arnold, neste dia Marilyn chegou a horas, foi preciso acordar Monty Clift, 1960
Mas não é só Marilyn que está esgotada, nesta fotografia de Arnold é visível o cansaço de Gable,
Eve Arnold, Clark Gable, Pyramid Lake, 1960
para além do calor as filmagens são arriscadas.
Eve Arnold, numa cena do filme The Misfits, 1960
O simpático Gable não verá a estreia do filme, terminadas as filmagens, morrerá pouco tempo depois vítima de um ataque cardíaco.
Mas antes de terminarem as filmagens, Elliott Erwitt, que fotografa a famosa cena de Marilyn com o seu fato a voar no filme de Billy Wilder, “The Seven Year Itch”, 1955, quer tirar uma fotografia ao grupo. O entusiamo não era grande, faltava sempre alguém. Erwitt não desiste. Um dia, junto do local das gravações, coloca um escadote, no dia seguinte uns tamboretes...todos se intrigam com o que ele anda a fazer.
Mas antes de terminarem as filmagens, Elliott Erwitt, que fotografa a famosa cena de Marilyn com o seu fato a voar no filme de Billy Wilder, “The Seven Year Itch”, 1955, quer tirar uma fotografia ao grupo. O entusiamo não era grande, faltava sempre alguém. Erwitt não desiste. Um dia, junto do local das gravações, coloca um escadote, no dia seguinte uns tamboretes...todos se intrigam com o que ele anda a fazer.
Elliott Erwitt, 1960
Um dia acontece, estão lá todos. Erwitt dirá que não é das melhores fotografias, mas foi das mais requisitadas pelos jornais e revistas.
Elliott Erwitt, a fotografia de grupo, Huston, Taylor, Gable, Miller, Monty Clift, Eli Wallach e Marilyn Monroe, 1960
Bruce Davidson aproveita para tirar uma fotografia da família informal, 1960
O filme atrasa-se e prolonga-se por Outubro, a Sierra ao fundo cobre-se de neve e o vento é terrível no deserto. As cenas finais serão filmadas em Los Angeles no estúdios da Paramount. Erich Hartmann é o último a fotografar.
Erich Hartmann, em Los Angeles, no estúdio da Paramount, 1960
Caberá a ele o final da rodagem e no camião, Roslyn pergunta a Gay, “How do we get home?”, e Gay responde “We’ll follow the star and we’ll get there”.
Caberá a ele o final da rodagem e no camião, Roslyn pergunta a Gay, “How do we get home?”, e Gay responde “We’ll follow the star and we’ll get there”.
THE END
3 comentários:
e está visto e confirmado (este post ajuda): ninguém como eve arnold para fotografar marilyn... nem sequer stern (que é caso à parte, mesmo assim).
enfim, na minha opinião. :-)
Eve Arnold tem uma excelente relação com Marilyn, na rodagem de the Misfits, ela é também sua confidente, uma boa relação ajuda...
houve outra foto tirada a miller e monroe - por eve arnold, em que miller mostra a marilyn como deve dançar.
o que é interessante é que dois anos depois, miller casa-se com inge morath que conheceu nestas filmagens...
Enviar um comentário