quinta-feira, novembro 22, 2007

Thanksgiving

Reza a história que em 1620, um barco carregado de gente corajosa atravessava o Atlântico em direcção ao Novo Mundo. Os primeiros colonos chegavam a América, mas chegavam tarde para as sementeiras. Nesse primeiro ano metade da população viria a morrer de fome. No ano seguinte, com a ajuda sábia dos índios, a terra do Novo Mundo deu o seu melhor ao Homem. O Homem quis agradecer a Deus e à terra as tão boas colheitas, e celebrou um jantar para agradecer tão boa dádiva. “Thanksgiving”, Acção de Graças, é uma festa móvel, como quase todos os feriados americanos, e a data escolhida, a quarta quinta-feira do mês de Novembro.

Há uma semana atrás, num esforço para reduzir os atrasos dos aviões, o Presidente Bush veio dizer à nação “that the U.S. military was making some restricted airspace along the East Coast available to commercial carriers over the busy Thanksgiving travel period”. Ainda hoje, jantar em família no dia de Acção de Graças é tão importante que o staff da aviação federal tem como objectivo máximo “keeping flights on time”.

Ontem, os traders das bolsas americanas davam “Giving Thanks, Taking Losses”, pois os mercados continuam a corrigir com a crise dos empréstimos de baixa qualidade, a queda do dólar e a subida do barril de petróleo que já está bem perto dos $100, mas todos partem para o Thanksgiving.
Mesmo em tempos de crise, como foi a época da grande recessão, em que o celeiro da América se transformou em pó pela seca que abateu no Midwest, (e que na actualidade vive outra terrível seca), o jantar de Acção de Graças é sagrado e na família do Sr Timothy Levy Crouch não faltam as tão célebres tartes de abóbora. O perú, certamente também não falta, embora nós ao olhar para a mesa através do espelho da sala não o vejamos, mas Jack Delano, certamente nos confirmaria que o perú não faltou à família de Timothy Levy, que na quarta quinta-feira do mês de Novembro do ano de 1940 celebrava mais um jantar de Acção de Graças.

Jack Delano, Tartes de abóbora e maçã e jantar de Acção de graças em casa do Sr. Timothy Levy Crouch, um Rogerine Quaker, Ledyard, Connecticut, Novembro 1940

4 comentários:

Anónimo disse...

Great post. Great Blog. Congratulations

Madalena Lello disse...

Thanks

Anónimo disse...

Great to see that picture again. The meal was at my great-grandparents' home, and my grandfather is in that picture.

Madalena Lello disse...

It was a great pleasure having a comment by one of the grandson’s of Mr. Levy Timothy Crouch.
I’ve followed your research in google.com, “Crouch Thanksgiving 1940”, and I was astonished and very exited to find all of the pictures Jack Delano took to your family’s Thanksgiving dinner in 1940 (www.oldhouseweb.com/stories/detailed/12211.shtml).
As I wrote in the post, I was certainly that the turkey had not failed in your Thanksgiving dinner and now I’m able to see that “mom is busy in the Kitchen basting the 20 pound turkey”.
Perhaps you are one of the boys sit at the kid's table?
A happy good year for you.