sexta-feira, janeiro 19, 2007

De volta ao Vietname

Há dois dias ao passar pela Fnac, reparei no livro Larry Burrows: Vietnam


exposto em destaque num dos escaparates da secção de fotografia. No ano passado, um dos destaques da Fnac foi para a reedição do livro Vietname Inc. By Philip Jones Griffiths, pela Phaidon.



Fotografia do livro de Griffiths.

Another Vietnam: Pictures of the war from the other side, de Tim Page e Senator Max Cleland foi outro dos livros publicado recentemente e que mostra as fotografias tiradas pelos vietnamitas.
Ao fim de 30 anos olha-se novamente para as fotografias que mudaram a opinião pública de uma guerra. Se a guerra do Vietnam foi a primeira a entrar em directo na casa dos americanos através da televisão, acabou por ser a última a ser amplamente documentada.
Em 29 de Abril de 2005, passados 30 anos do final da guerra, o jornal Diário de Notícias publicava na sua 1ª página Vietname 30 anos depois. Hoje, são as fotografias que contam a sua história:


Eddie Adams, 1968

Esta fotografia foi tirada no dia seguinte à ofensiva de TET pelos guerilheiros Viet Cong. Trata-se da execução de um guerrilheiro pelo General Ngoc Loan. Este guerrilheiro tinha morto na véspera 8 vietnamitas do Sul. Esta execução foi simultâneamente filmada, e no próprio dia entrou nas casas dos americanos através da televisão. Saiu também no dia seguinte nas primeiras páginas dos jornais.


É a partir destas imagens quase em directo que os americanos mudam de opinião em relação à guerra. Na revista Foreign Affairs de Novembro/Dezembro de 2005, vem o seguinte gráfico que revela essa mudança:


After Tet, aumenta a percentagem de americanos que não concordam com a guerra.

Outra das fotografias que ficou para a história é a da menina Kim Phuc,







tirada a 8 de Junho de 1972 em Trang Bang por Nick Ut.

Foi o fotógrafo que a levou para o hospital, hoje Kim recuperada vive no Canadá e ajuda crianças necessitadas.


E por último as fotografias que revelam a queda de Saigão a 29 de Abril de 1975:









Sul-Vietnamitas a tentarem entrar na embaixada americana em Saigão, 29 de Abril 1975

Mas voltemos ao livro de Burrows (1926-1971).
O envolvimento americano no Vietname foi gradual, começou com a ajuda financeira às tropas francesas que se batiam com as forças guerrelheiras lideradas pelo carismático Ho Chi Minh que em 1945 declarava o Vietname independente. Se os americanos ajudavam os franceses, a Rússia e os comunistas chineses de Mao Tsé-Tung financiavam a guerrilha Viet Minh. Em 1954 a França rende-se e o Vietname fica dividido em dois; o Norte apoiado pelos comunistas e o Sul pelos americanos.

Burrows foi dos primeiros fotógrafos a registar os primeiros desembarques das tropas em Khe Sanh em Agosto de 1962.


Os americanos receavam a infiltração das tropas NVA (North Vietnamise Army) pelo trilho que recebeu o nome do seu líder Ho Chi Minh. Para se perceber melhor a pujança daquela vegetação, hoje já nada resta do trilho coberto completamente por uma vegetação densa.

Muitas das fotografias de Burrows foram capa da LIFE:

1963 ; 1967

1964 ; 1964

Muitas das suas fotografias foram tiradas no helicópetro e foi num helicópetro que foi abatido perto da fronteira com o Laos que Burrows acabou por morrer em 1971.

Sem comentários: