Quando em Outubro escrevi “Os mistérios da fotografia a cor”, o fotógrafo Saul Leiter, ficou de fora e reconheço a injustiça. O texto já ia longo, as imagens muitas, e Leiter acabou mesmo por não entrar. Mas Leiter era um dos exemplos perfeitos para entrar naquele post. Hoje a Fundação Henri Cartier-Bresson inaugura uma retrospectiva da sua obra, e ontem Leiter na vernissage deu uma entrevista que podemos seguir aqui onde nos conta, com candura, como começou a fotografar a cor: “entrei numa loja e comprei um rolo a cores, depois gostei do resultado”. O ano, era 1948, e Leiter, mais um dos milhares de fotógrafos que pululavam nas ruas de Nova Iorque. Depois a fotografia de moda.
Em 1946 deixara a escola de Cleveland, por Nova Iorque, queria ser pintor. Richard Pousette-Dart, um pintor do expressionismo abstracto, incita-o a fotografar e a exposição dedicada a Cartier-Bresson no MoMA, em 1947, convence-o.
Em 1957, era a vez de Steichen ilustrar a sua conferência “Experimental Photography in Color”, no MoMA, com algumas das fotografias a cor de Leiter.
Depois o total esquecimento, o tal mistério da fotografia a cor. Só em 2005, é que a sua obra a cor vê novamente a luz do dia, pela mão da sua galeria, Howard Greenberg Gallery, em “Early Color”. No ano seguinte, 2006, é a Steidl que edita o livro, "Early Color”.
Agora a Fundação Cartier-Bresson apresenta pela primeira vez o trabalho pessoal de Leiter em França.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAutHmIrozXLpPOPHKFjN5GNuzlkeTYl_-uC9SrJgk89tWdiFfsjlNH7H4WTZGmlWGmUcvQlpfgz035zPthPEOon9VMi9mZhyphenhyphenhddNi_PnuzfxagxPc-u73mxTxpp_06sy5WAM6/s400/Haircut,+1956.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBgItU0-A43JeSPt8mdLLZLaTcXF-2lv2BR3dt4uEypuVDLQQrDYIjzYLB50EutConAf-xgUgj17XOD9DEooYFeznURJIOVJUo6z2fnfutFrk_HFOW9Od6Q_aUSrbuzJGEaZHu/s400/Harlem,+1960.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXlKnEkex2QTAnm9wuUqBZ3XLKOJmdxfTaFs8_lsdS1oSvdDAOVUCGSFO_8EFMB-vuL6ElatBRMVQfnpA5WG-jVLshchjPLfbOR2HmmeEqEqFD4723bpeJPfi-er-swHySCNB0/s400/Bus,+1954.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiG2vojo51rgkBaHpjDK9n5EDvXO_fh0neOib5H541J1UFyuIUatOUu6CEIvYUf4wQmj8WsUc6lWS-FkdKworW7yhvyAYq9zvz4UeEueUuQS3M7aynsNNcOgef-ke5vNU5BjpaB/s400/Reflection,+1955.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_m9Kcnp8km3tku8EhXmcD4pNJs0gC9BDtRxCMKHOheB-LTgtfZIIggHdAyfOCaTPXf68DIx6lDW4fTRZAY4mfalg4wypMwE81ZfeaEDA8VP8qx0MmzG405y17MmcqnCol_H1S/s400/Saul+Leiter+Early+Color.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYe2rHCcjQ7Z83wfqLCjahusr3pyNesLi87cXtaHZwI5irHx80GrC1UinmV6DWrW8AaOgIS0Yz_w1rqso6oDEje9rZFtvLluVqpTuH8S71dmWeN3a75Pxb-FC_tKmyyt4aFDBC/s400/Saul+Leiter.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibp0rpfIa_-cK8cWsSkHKZK1JFHcW_c4UmiLOE2q7lj6jBa115H2ucznKjYOe28VNWWXL2A0pZX0ueUPQe06zt0Rrl8HrGeXzkyB2U0N6YrtE5lc4L8OULeFWgA2xigzafoCag/s400/%25C2%25A9%252B1959,%252BSaul%252BLeiter.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrHOAvoAAkmSXHKAVAXh0BnPLqpQ2Q9hC5UHfZAsSwmXp3TFcq6OIsig81-dJ-6deE3pOIkeqEfIpcIEIi5i7hHTjSd2BTpjRugjoNZLvvb5XrBe5_ohfPkPgV0NOYJM_eGu0E/s400/Untited+NY,1960.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5rdwCqDuyCPY62KhOdTE-jXR9018jjHOMmu4kErG10EugY2tWsyKmSDsHrTfc-C8EAsbKrMm78BnzD8axd8mqvd7ciaUSSXYUEx4zG_l-ys0J50YK2Gvmdd4jYrz2eSTocUPn/s400/Taxi,+New+York,.jpg)
Em 2004, a Fundação reconstituia “Documentary e Anti-Graphic”, a exposição, que Julien Levy, organizou em Abril/Maio de 1933 na sua galeria em Nova Iorque, onde juntou os três fotógrafos: Cartier-Bresson, Walker Evans e Alvarez Bravo. O grafismo do convite apelava à inovação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm0cvR9Ble84tNQs1DqesW-u_diTSewA2YGaoVYskvvsKi4tIUV60B04fq-OPFnjwg1VoDnAyOA7ZT-a9K0b_BfnnWr-lUchxngaC5i9Ov-b1KynYGUT-H_fNJ_ykN-z5EvJAw/s400/w.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbCCrgjyGJNKcec29GEaBhsEWjB5GY7R27QWjYDfWxfs_C5zVqndcP3wL8BQp2bsYxz74TE3YVciWqTs7ULPu4Hw3q5ld1inpYJt9Bo4SN1FSVGnH7wgeWWX8nYxfW-HFal-eO/s400/Pentax+091+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBqmy3ZkLWeT1lHXCLb1B05vmthBtrY5YvmYA9KgrMViogpeKkhBP0k9QKK0yBPEj2oyn9pGJyS0tZrzTyyjKWDoex9-TFJ8DUFHJM67j1L4yH5s2DGkyXKP9lT5VnHP042aIW/s400/Pentax+080+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDAFTSXvQtuLKgcMDmHKnzeNN8FU8fJCc4Up9c-QanomTIfg6UaoQLMH-8Ul_vELh9YnPcu4S0f2gzvhfkxuO58myOiiDYv7zNAcjvSqrf-XgQA2nvgqeNY9dXOswCXzNuIK2d/s400/Pentax+087+%5B1024x768%5D.jpg)
Este ano, antes da exposição de Leiter, Helen Levitt. A repetição de sempre,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgd0kcI0LnSDYP9idtTi-who9z5bhy43z_weViDhNFw80W-qAUrIyou67yaK6Ndxmyk_du42IV7qJFEiT7c2UxMXSi0gO2rjtR4E6pl0pZhmZhzmPCdxb7kPshjnAlYHAoJf62L/s400/IMGP1997+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgn8fIP_-eHXz679GN_AHNPzJBLBBQTSz8cXUAGyuuXmDKEQEi9deKmsvE6rLOrqZDizl2QIblQLdVkjWAxQD3MRZZhrJIirBUEyo14qO_SbJ8rk2GKBYuJYHNY-21V39dsh2T/s400/IMGP2004+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwzF2Z3FHZSEM6YpDEnrJsvQ8ZQLqfKshEzvZZau_NW_l6nAN8IYKggiPc96_CZpWJsnqmc3bqxzAwZ8nH2v0bg7Ftc9mO83eB1gvaXYCYmWIWmGhPEubVHlboT7ki1J486q5t/s400/IMGP2005+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP-X1jB0-mmY-WDq0L7d2m_kyUdkdFsOSuLzP5KQLMrswhXwO9YQa9gbPKKdsSg0g4AVmNUMhYWAT-Gxy6uM-eT6KP721581KMFjPOm65w1oauttfXqUDB4mIeBpLTBvbjzdzg/s400/IMGP2010+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEUxz2NLttr6IfvyBAg0BeHum6h5g5a4YdqNnQSkQCaMVQCy2lujppLojL7XEebO-oqTg_jzTrTWX0ynHwhbQfDLOOETNkXjYjD5mjhms7O_U3xvFuOAeBBTZt_J8unDbb_6so/s400/Doclisboa+022+%5B1024x768%5D.jpg)
PS: veja aqui os livros de Leiter.
Sem comentários:
Enviar um comentário