Há um ano a Barbican Art Gallery apresentou a exposição “In the face of History: European Photographers in the 20th Century”. Como dizia o próprio sub-título da exposição, Kate Bush, a comissária, ensaiava uma das possíveis histórias da fotografia na Europa do último século. Começava com Atget terminava em Seiichi Furuya. Faz agora precisamente um ano que sobre essa mesma exposição escrevi : “as fotografias dela (Jitka Hanzlová’s), antecedem as últimas da exposição, de Seiichi Furuya, eu teria terminado com o trabalho Forest de Hanzlová (...) É reconfortante olharmos para Forest”e assim terminava o post. Se era reconfortante olharmos para Forest depois de passarmos por todo o desencanto do pós-guerra europeu, doloroso foi olhar para as fotografias expostas na última sala, o trabalho de Furuya, trabalho que me tocou profundamente e talvez o mais impressionante dos 22 fotógrafos representados. Hoje, passado um ano, admito que a omissão de explicar ao leitor tal escolha tenha sido involuntária, uma forma inconsciente de defesa, da emoção provocada.
Há dias veio-me parar às mãos o último livro de Furuya, "Aus den Fugen", 2007,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiykTKjJQzuQx9iDmTS8t-GJLOBAmeeo2Ls3fTYCstOiMK1UHeeIu8HmwPd4jL-f2-vYxQSmRqkZHWp-g8uWVf0w6vUPtQVmtncmfBn4HsN7XL7M-CFnTJTkTdHk-kwnZsSQEw6/s400/w+002.jpg)
Durante sete anos, os anos que duraram o casamento Furuya fotografou Christine, e como ele próprio diz “I feel obliged to keep photographing the woman who means capturing time and space”, depois o suicídio, desta vez, a janela do apartamento em Berlim era suficientemente alta para Christine conseguir escapar. Passados doze anos do suicídio, 1985, Furuya recua lentamente no tempo à procura daquela que amou, procurando no seu rosto a revelação do que estava tão bem escondido. E ao contrário de Roland Barthes, que sózinho no apartamento onde a sua mãe acabara de morrer contempla à luz do candeeiro as fotos da sua mãe, procurando o rosto que amara, e ao descobri-la, a foto do Jardim de Inverno, não a mostra ao leitor, Furuya sente a necessidade de partilhar.
Será um mau preságio o sorriso de Christine junto ao mar Nishi-Izu? Para o observador que desconheça a história de Christine, a fotografia que a capa do livro reproduz, talvez seja banal. Para Furuya, que a olha passados doze anos a singularidade de uma emoção. Será só dele? É ao olhar para o passado que Furuya vai reconhecendo as diversas fases da depressão de Christine, e foi ao olhar para as fotografias expostas, que a singularidade da emoção deixa de ser só dele e o espectador é invadido. Para Furuya “While I am organizing the document once again, I come across her every day”. Agora cada exposição e livros, que gosta de chamar Mémoires, um retrabalhar de fotografias diferentes. Fotografias recentes misturadas com as fotografias antigas, a beleza de "Aus den Fugen", a forma que encontrou de invocar a vida e afastar a morte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoDTlZQ0hcsnMJwlfewYdrBHsJ7hs6j6mPBFGsmavlMuCkBXi7MApIWA-WjY1Uisq_yAegbZsWgGIkQ6BDHeWSgn0XQQ383uYLcDwdBaW1qa8NjMWC7GmYk3Zr_0ta6FI_ju3k/s400/w.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJWnqiJ1N77NSe-KLqbN28d4HXjogpfArj7EcXvSco5ymh0mFQvzWIS6YBhDSjEqlMP_T62ZZfQ9fzqMjhbX0VkHC2BCOlJIBiHAKPvBGivL68EiVH4Jt0-unP4ZFr2Z-GXXb5/s400/w+003.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNqeBB_pG5aymH9AtNl_M0UL29GIwmOYPTnDknKAfZ4fcW-5GUKd6F-_zv5LBWaHUqmEQoxgTYV7Um_nWRGMrzqunSTBbVfzY9ThBfyNVn-dB7-0i-Tkd7IpRjqNOwC6Sy6gWA/s400/w+004+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3JU0ccWPfgr4q-l4ZZc867_E9tr9gWZGN7Q_qYZde6nh9iOqrMRYj9jPhkTatjxRjHges-GGvhrTYlYIAqYDdk7pcdDKI-hnmqIzwrnSW5ttQSESqPKYZ9CtdBa5t2DA0BZYt/s400/w+005+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqNWLs_t4rPuwhwZHGdRTIwx97hMiBTu0ro0Qm3DYXngMNO70L7Zg7A-r1AOdOE2ml9uOI1Mil9cWTgyuK2uz0FKcrsuKMN3VpcNWVa5F2Y0ZQOXVs4diPCcIMlE3wGD8YkEB6/s400/w+006.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghX8eDW_VJAcEgBASC30v2ca_vaIb02FB3esc4A_WVtI_EgjJHjuFDEBNc5c-E4C16czWjf_C42aLGq5tQnZdI9U2iQva-M1v5sDwWyNVdZkhwNPyiGhOQlKgHWfi-EGNlPLP1/s400/w+007.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxf-AjKH-E_QIE3N8SQnyT4-ukCnPEuIDblnBTiqaFcFVeumKKudQ8QS0BLT5lD4LP2G25qkU3hho_7CPpcDSRIquzHTSsJa9RoyE0OSKP2KQffjUze2T1k7FxhlRsexSmXyWu/s400/w+008+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjotkaYXFWUO_CMj5lj0nVCUjvQS3MkmFf0wGQDq5xgYkAqdjP527PylET3EX-rtd6Tc4XB0Q4XZLeciFdc0FvAu9AXc87hlPxPS4e-Bj228Bii7snK0a33JWiT7E_XDraVyZOy/s400/w+009.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyXlHOTErJNhHDzAlYSPLDSL6aKhp3DlquURaCwDcfznUS-vcUqZr2u4Bl4zbK_-sRLV1UgyHxt5_elp1nobRNjyL6PCPC9dytcU9LahYKa68ijBZswTDkKtlCM5BPdt5hiJ1z/s400/w+010.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinneuOwylkWc9gBJrJRt9TZt7AQxT5l9Iz9_Q-2O5F2YDtsqZJJF1tI6NSUxJh6_UH_e7OSiJKC25Y142uD4s77OwSTx1z4lr_i6qoLHW4JitBINRyWC3uOZVg3e5547T07imq/s400/w+011.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfdn4ds3FGN4CdFaq_UvOGstGgcvkYGOo3NzVw4xYfkuPcYfwRw4vaZnrhtYby0-P-LVds-PUj2wHtYuab5UZT5KbykuAf6AMasgXxWyyIFbWMFRxnNjEdR7f60_FAlnVbpra9/s400/w+012+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV0SAMQmT5jp75DcKzQk-Rdwse7BorJBpM_JGxGUReWKv2hEUORugUuBGWqN51bZ2PzKkVcb5ok308KNphimz3pgmYC8dtHxRBzg3aol8j4vh00TxhA-r32zAzBk6HRKKWrjJs/s400/w+013.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário