Não gosto de escrever sobre imagens que não gosto e há um mês atrás quando Lisboa foi invadida por gigantescas imagens com a mensagem Portugal Europe’s West Coast, marketing promovido pelo Ministério da Economia e da Invovação, nem quis comentar. Muitos se indignaram com a escolha de Nick Knight, um fotógrafo estrangeiro, “como é possível se há tão bons fotógrafos portugueses?”.
Portugal tem de facto excelentes fotógrafos, mas não nos diz a história da fotografia que foi um Suiço, Robert Frank, que revelou a América aos americanos, que o alemão Bill Brandt retratou os ingleses “At Home” e os húngaros, André Kértesz e Brassai nos deram o melhor retrato de Paris? Também não me incomoda que Portugal seja visto como o país mais Ocidental da Europa, pelo contrário, confesso que quando vou ao Cabo da Roca sinto um certo fascínio em pisar o ponto mais Ocidental da Europa continental. Através dos jornais e revistas todos nós também já sabemos o fascínio que o nosso ministro Manuel Pinho tem pela fotografia: é vê-lo em fotografias nas vernissages do Bes Photo, na inauguração da Fundação Ellipse e o seu olhar satisfeito a olhar para a fotografia de Thomas Ruff.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzBqrT8QkOEjnZpogcJaEKBr-Y_FYv8ifNlhekdDvO5HdsfLmW4mp9ysdXWprdmeJHXiwzYDF48UuMJf1QftCqyirmrmq5pypn2U5ArR322YspQxMo-gEfVxZ9fCvpi6IBFTdb/s400/Digitalizar0006%2520%255B320x200%255D.jpg)
Ontem ao ler o “The Economist” desta semana deparei num anúncio a promover Portugal, o país mais ocidental da Europa, com a cara de José Mourinho (football coach) em sobreposição com uma outra fotografia á beira-mar de uma praia qualquer. Fique descansado o leitor que não a vou mostrar, mas não resisto mais em esconder a minha indignação em relação ao mau gosto desta campanha que é aterradora. Será que Nick Knight não entendeu a mensagem: Portugal West Coast of Europe? O sol põe-se a ocidente, e é em Portugal que fica o horizonte europeu, a linha onde mar e céu se confundem. Knight ignora o horizonte europeu, o West Coast of Europe, e preferiu fotografar o pôr do sol de viés, a servir de face direita, para quem olha de frente, da cara de Mourinho. A acompanhar a fotografia, em baixo lemos:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQqq50ydpHmngy8c0EJSzNM8cAtLIkkmcuAXsOvqQIoLUoY9liTaHNTvD7rARP1DQVPywNEked2475siYb61l9pfS5VxiE8iUr5iAB_2-NWMTJ1m-ZlQ3pqEmSA3pDHpX_pinW/s400/w+001.jpg)
Fosse eu a escolher uma imagem que transmitisse a mensagem Portugal Europe’s West Coast, qual escolheria? Em primeiro lugar olhava a custos, pois o país não está para excessos, depois e quase em simultâneo a preocupação em escolher uma imagem que nos levasse numa viagem imaginária sem guia, (sem football coach). O marketing quer-se imaginativo, e a fotografia serve-lhe na perfeição. A colecção de Arte Contemporânea da Caixa Geral de Depósitos, o Banco do Estado, o Banco dos portugueses, tem no seu espólio, esta fotografia de Sarah Moon tirada na costa vincentina do Algarve.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEfvCdys-URQcAgDiUHCPFCGs59qzzV7gJun79Oe7aOuw-EwkJ_fAMrJSoUAhoxaRxNFp9SxmOUoEXdgKDqvs3w0f2izVHyOTnHsOEhnjrQTwvX2GoDWLTS7yRo5rIWQPz-7ed/s400/w.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário