Hoje no Público on-line, o artigo: “La Strada” salta do cinema para o teatro”, refere que “La Strada”, um dos mais célebres filmes de Fellini, foi adaptado para o teatro pela companhia Royal Teatro Livre, de Lisboa.
Em português o filme “La Strada”, 1954, de Fellini é traduzido como “A Estrada”.
Falar em estrada no período pós-Guerra, nos anos de 1950, lembra, inevitavelmente, este magnífico filme de Fellini, mas não só, pois à memória vem também as fotografias dessas rectas sem fim, intermináveis, das estradas americanas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXZRqBLJ3lrl4IJihNw-d5hvJvHOA3kGn5tQWuYQ7LXEm4G8BII-9cf7ybi8geoqcFXxNPp_YgxESOlZcD6h-9Ju_xcxCKnGqAj9mSciMm_N9RqvOoys8SaFIOCZa-349kddKAjQ/s400/5+013.jpg)
Arthur Rothstein, Highway US 30, Wyoming, Março, 1940
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJJq6T_qE7b2e19P3_nZv2y3tzKjRfoQludMApt0wDdkZrdmLKtMSToBWQ4I-_SPiTYzP1wbkvhXGMLZR-gogpRdZRaBE50cAPs7vBivNSaS63eBXy0WispcaX2-0yakd3xpu2UQ/s400/5+016.jpg)
Robert Frank, do livro The Amerians, US 285, New Mexico, 1955
É neste período, nos anos de 1950, que na América se inicia o culto da estrada e do automóvel. A Rua Direita da América, a mítica Route 66, aberta em 1926 e que atravessa todo o continente de Chicago a Santa Mónica, era percorrida por automóveis guiados por gente que se fazia à estrada à procura de uma vida melhor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivoP6NH6a1A-V96HG1DZwkKiV4PkykhA_5QwnafeXm0z0MmuVEBl8Ko5RL8FEldjfo2Dp0tjCZ3gaJUgUQGC4EGy7YTiprzyzA14yc9jHTdJnLCViDAPmzSgVayVyd_NruSb58aA/s400/Howard+Sochurek,+Life+Dezembro+1952+%5B1024x768%5D.jpg)
Howard Sochurek, Revista LIFE, Dezembro, 1952
Na América, atravessar a imensidão do continente só de automóvel.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4Hqo059NN3X9yibILq6wPUcm4tO3oXwej-4jWDnYn-8LZAHBfMzpytNeSLb97WQMaqOaWAHNIkkGUtRyR4nYuj_wYJbbVkJWg5xj6rX-Qw5R-fmcybcjCtmBkPzMwbyb-Si6pkg/s400/5+015+%5B1024x768%5D.jpg)
Robert Frank, do livro The Americans, US 91, leaving Blackfoot, Idaho, 1955
Na Europa, a Itália, mais pequena e doméstica, pedalava ainda a bicicleta. Em 1948, “Ladrão de Bicicletas”, de Vittorio De Sica, destaca a importância deste meio de locomoção, sem bicicleta não há emprego.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTBXccyz6rF3TSfCU6rW_WHkwAibZ1wUDqJLQjcfHJUiHZM789rmMIZvoANpQ0S6Ym_EfRVDT0hfixMwShmpF4A8CtSDm3ScdnKPuemAXXvqwJXOSEBHlrf-PB0JM0Xcr3jKgt6A/s400/cap006+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7R031udHYxfonR8wvjl6dEUC9-bBYnzpXzSgCuF__STMMgifWS80VJ9KxxT-tP4Ggm0MYRGIbvN5Z5R7A2IuYADpzpmqdBSq91ulsJxbxt4sXLyfJHiHlvEWNy-vgU3ufiqX6pg/s400/cap007+%5B1024x768%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbLp4pWleh8fk-HaDBLhzZgzJJ5_DJgQM0rzCZH5UGdFAIfs8sV_RZ9WOMLZldBRqkfShAOJdSPb9mWBTu1gMmHv-9VVEqagwkPk1ZoJEleba3shuyv20R_P1rqaOqb6X2FWIgzQ/s400/cap008+%5B1024x768%5D.jpg)
Vittorio De Sica, do filme "Ladrão de Bicicletas", 1948
Os fotógrafos seguem na mesma linha, e a bicicleta está sempre presente.
Quem não conhece a bicicleta da família Lusetti que ilustra a capa do livro “Paese”,
Quem não conhece a bicicleta da família Lusetti que ilustra a capa do livro “Paese”,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF9oVSY-kjG8SWoPC5sIBntgar6lFcB5NwZitXdGsTOS3j7WsiALMZzOubcla-_6uZqprlQcjjmXtxiONHhNhwP6AcwwxovOtkLvkuHgE3RPayXhUK6wAtdCarJWmPmkm1PzVtzg/s400/5.jpg)
que o estrangeiro Paul Strand fotografou à porta de casa? E da bicicleta encostada à parede junto do nome da aldeia que Strand fotografou?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8g96nScVB-7icFYlhJi7-LV28HMKE-fodBY7S4bagmg26JCqv2UdPgZOt1aIqraPwOFV1vDz8yAk9_b-wA_qk5HecmTyZOG4KOpOP2wzMTjTY7gSIipNPPsVpp5I_SDLVO4qdsQ/s400/5+014.jpg)
Paul Strand, do livro Paese, 1955
O livro, 1955, que já aqui vimos, retrata, como nos filmes, a pobreza de uma Itália que saia da Guerra.
Mas se Strand era estrangeiro, o seu olhar não se distingue dos nativos, dos fotógrafos italianos, que fotografaram, no campo e na cidade, a bicicleta, como fazendo parte da vida dessas pessoas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXa3-0rNilyYyF0dfjerkAoRVJvMD-4E82fCN5fOUiF6OdfpDsV_33F24KeSSdGhlO-WS_fzp8v3LtYLcyS0r5qmrmeJrK13Z9JrNQluFjNMYygt12pK-0yy7fKyFCL12BDa9YTQ/s400/Donz+001+%5B1024x768%5D.jpg)
Mas se Strand era estrangeiro, o seu olhar não se distingue dos nativos, dos fotógrafos italianos, que fotografaram, no campo e na cidade, a bicicleta, como fazendo parte da vida dessas pessoas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXa3-0rNilyYyF0dfjerkAoRVJvMD-4E82fCN5fOUiF6OdfpDsV_33F24KeSSdGhlO-WS_fzp8v3LtYLcyS0r5qmrmeJrK13Z9JrNQluFjNMYygt12pK-0yy7fKyFCL12BDa9YTQ/s400/Donz+001+%5B1024x768%5D.jpg)
Pietro Donzelli, da série Delta del Po, 1954
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBsJ5gvrmm5a76Uw1asazxAnT_Msafy-cmLlpTodCOFR53oElAlAXrshCFXnyj3A83RNg_hSUk26rTYlpppn0E6orOJBZMNEicQXlBKL5dowl2demXwINUgsnI0ulgyD6xB0A2yw/s400/Donz+%5B1024x768%5D.jpg)
Pietro Donzelli, da série Delta del Po, 1954
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMp-FfN7bxCEhSNIWcGtX6tiY2cY5HCySxEGZDlfvFIsesyiJAt5wNMb7PFt4uG4xym3-hO_cn3AaZc8xtY2eBHTkqj6Hv3cUchz6dyD4B_m0nB8sT-Mu9_uRX4ap77dxprHWYzQ/s400/Donz+003+%5B1024x768%5D.jpg)
Federico Patellani, Strada Macomer-Sassari, 1950
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM45aA7aViQmhqxJliRNAPqWTUE4VE2XykrE5AhWtc761panIrnJiC5cNhrs6J_vk_4n1-Z-YAr6-mqAWxYz5K4gZ9cuemy2CbXf4H3Hs-QyfkF76WThpJX9fl4DAcrYt3Mc2W6A/s400/Donz+002+%5B1024x768%5D.jpg)
Pietro Donzelli, da série Delta del Po, 1953
E nesta sequência, o filho ainda com a pasta da escola na mão que corre ao encontro do pai para o beijar, não parecem stills retirados de um filme de De Sica, Rosselini?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHXIcBOmzBGBIhXHvyP75GwJ_KFmMg2T8jo_XkG2sUrELWxNaC9cYH3POuwYOVJNDCvhgO4Q0WUYZVh1hhp5zmI1dT13oNXEGlwDFbk821hxQymFaE7MQuR2tDHQ_MxclsHAA1FQ/s400/Pat.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS_3-JJWcSB1Pg-S-86Qs77v8HHOXOglgg403uqjlzQ0wqOSDjEKwRe6zpQqZvdcbcJOHdKD1SHevFRDPFMUKsrkmOMjMN6Y2RA3ddbsdyxLbhxgxJxs_UgPdnaw9FCmh_75cDGQ/s400/Pat+001+%5B1024x768%5D.jpg)
Federico Patellani, Carbonia, Sardegna, 1950
E agora entramos nas cidades:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg123zqPhXRWiAG1wIgZpAkyjC9tKinhe3xxriM0nIZC630D7V-Hseu4lgaCOyr-4d2BfUpimvOSnm0yuVmHI354TbkVjZw3qKUcOPp7ve-RmGDWs-agDLZH3peb-W7QFxR_dpbWg/s400/Pat+005+%5B1024x768%5D.jpg)
Gianni Della Valle - Giorno di pioggia, c.1954
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9wv3ybB3b0Tvm0QFEM2m_-IaxzzAGvuIAgCWv6L8toagvudr9maeXQ4usZd6R11Za4p6zACPrCAMdZhHg-D23mgUHwQTajWj686lnGtZt2SaiBtFt6G1aHMgeVAPhV4Yr2F-E6A/s400/Pat+011+%5B1024x768%5D.jpg)
Stefano Robino, II ciclista, 1954
Por vezes as bicicletas servem também de bengaleiros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSC6rCOMGFAaYUutReOXnrhG6VHLsrgTseL5SvbpBD0K2TvAwcjhr5gPSC7JyX5y7jT9AMDAef2IMRvJw_W5sDHuDQXibjexp50npERhJMwfibGJaXz0rzAYWuLDu-oyqtE29Ohw/s400/Pat+006+%5B1024x768%5D.jpg)
Alberto Galducci, s.título, c.1955
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvTtdM0rVYLEVvNQbBWYXDNfV3Js4eO232kEBg8UhZmxakMpbzDg91Sf9iQaNVduKxn3AdnGyKLKI3wdZsLGbCxP0tw60tPtu7rXrPOlFxKtFyz7miqOSJAq0e3BqY5yOu4YBOqg/s400/Pat+007+%5B1024x768%5D.jpg)
Mario Finocchiaro, gent de Milan, c.1958
E se agora não olharmos para onde todos olham vemos a roda traseira de uma biclicleta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMR91kfr1AWR8H_6g0pUtNPgD7rbCaqz8mYkTXLZtD2t2BbtUNeNlN8-aa7DGU3nXYWdHVHIhD_XRYDy6XiuqM4B5oXhXzL1YxBoJF6dnZaGQQ6J5osSUzVmV-tkLLfShgxX6V0Q/s400/Pat+008+%5B1024x768%5D.jpg)
Mario de Biasi, Moira Orfei, Milano, 1956
E nesta próxima fotografia, influência de André Kertész, Cartier-Bresson...sem dúvida, a revista italiana Epoca, mostrava ensaios de Robert Capa, Eugene Smith, Cartier-Bresson...a célebre exposição "The Family of Man", 1955, passara por Itália, o livro The Americans de Robert Frank era publicado em 1959 em italiano, William Klein editava Roma, e muitos fotógrafos, Capa, Werner Bischof, Herbert List, René Burri, Bruce Davidson, fotografaram em Itália nesses anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvB9vuSwoco26EF0GFoSxNVYZgG-JtbeWsUwQiRLhloT56ALTdwy3VFePmIBugZKTK7FcI111M9-uMvo9ykijReFG7bO20iHOnz909re-JofXfnBh60V6HCAL48SHSCoIOQXc9AQ/s400/Pat+010.jpg)
Stanislao Farri, Curiosità, 1954
Mas nas próximas fotografias, a distância do neo-realismo cinematográfico...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwakxe5HoQN0ZoR036KEGWiqtRmuEk020xAg06wnB2_wqLhbt5rr3Vdz95bJ0o3RH6whvFzPXmlFcN51sg0oHNc5uaf5odLMmFAEFFturAjyMsMfpzc2S-pRQ6OVLf_JNp1sY9KQ/s400/Pat+009.jpg)
Vittorio Ronconi, Aprite...amici, 1955
a vista de passáro e o experimentalismo, os jogos de sombras e os desenhos da calçada, estão mais próximos de Moholy-Nagy.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXCzJ_KDR1TQZMFLAIptpQC36kUA991CGhcRZ_8kc3jMe1uKH_xh9HZ3AOpOWKpJjWgOXG_pDIt6uxKuSRnWcjerOCu5ZL0o98ao5nI7Zb_CoUsk_tSSMvDOuxsHQhxU6BGqtoxQ/s400/Pat+012+%5B1024x768%5D.jpg)
Carlo Caligaris, Sprint, 1964
O Neo-realismo nascia em Itália com Rossellini, Vittorio De Sica, Federico Fellini. Queriam revelar ao mundo tudo aquilo que o seu país tinha vivido, uma necessidade moral e espiritual de fazer justiça à vida e ao que os italianos passaram com a guerra. Mas a Itália recupera, e na década seguinte, a indústria automóvel, será reconhecida internacionalmente, como fora o cinema.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8Ka2SDAdJn8DBF9CDTfV9U5xwCjn4x75JQ1VipmXRam93Gt04o7otqg0TGIMAJSSrTNlPoAZDosjCRdRyqaFyV0gP1PeSvsmFJeeHmuQZPKaz9hEkTFOa3QeRjZVxhPxtmjX1rw/s400/Pat+003+%5B1024x768%5D.jpg)
Federico Patellani, Oristano, 1960
A beleza do design, não deixa ninguém indiferente, e o culto do automóvel chegava à Itália, e a vida acelera.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZB6CIFC7YllnzB2a-3w023ESRs6vq2QcDDQmAVu2rDbXe9ewlpB8KoGSMUhA9VqF-tQMOs9KqwCg8lt2bqTTSQmXVtdHWsa89_77Y0pBvBQWC-Dmmwo6e-fv9uZtH-1SPNbddbA/s400/cap022+%5B800x600%5D.jpg)
Federico Fellini, do filme La Dolce Vita, 1960
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB0ECFbNFuQW3RPyZ-0WSBRpbNpz7AN4d1Akew_HZpqGzdgMk56UcPFAKJaapBUICONKuhYnkuzvSwcXe-Xpw80WzWlRXzZlvmQemjs-nY9lGVyPdlW9zQd9XHo6oNSGQ4Umx6VQ/s400/Pat+002+%5B1024x768%5D.jpg)
Federico Patellani, Barbagia, 1950
Os fotógrafos italianos passaram desapercebidos, quem conhece Carlo Caligaris, Stefano Robino, Mario de Biasi, Federico Patellani, Pietro Donzelli…comparando, na mesma época, com Cartier-Bresson, Robert Frank, Edward Weston, William Klein, Paul Strand…O cinema abafou-a, e só em raras excepções, como a exposição que Otto Steinert organizou em 1951, e que também vimos aqui, saiu fora de fronteiras. Mas os fotógrafos italianos souberam inovar, e nada melhor que “La Strada”, o título que Gianni Ranati escolhe para esta fotografia, para revelar esta mesma inovação:
Os fotógrafos italianos passaram desapercebidos, quem conhece Carlo Caligaris, Stefano Robino, Mario de Biasi, Federico Patellani, Pietro Donzelli…comparando, na mesma época, com Cartier-Bresson, Robert Frank, Edward Weston, William Klein, Paul Strand…O cinema abafou-a, e só em raras excepções, como a exposição que Otto Steinert organizou em 1951, e que também vimos aqui, saiu fora de fronteiras. Mas os fotógrafos italianos souberam inovar, e nada melhor que “La Strada”, o título que Gianni Ranati escolhe para esta fotografia, para revelar esta mesma inovação:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZW4rIxiw1jKeZAedFa145_X3liBPZOy4_QBRq9Wzv5X38i1eCSBeylWskJ8eUuYln52jgeGrymdN9g28knu24gZyByjknmmmqsTxehNMotagpCQxQwlg1jFm8ltKDcaUYIlHu5g/s400/Pat+004+%5B1024x768%5D.jpg)
Gianni Ranati, La Strada, c. 1960
P.S: A Christie's de Nova Iorque irá leiloar uma importante colecção de livros fotográficos no próximo dia 10 de Abril. O livro "Paese" de Strand faz parte do lote 87, a bicicleta, junto ao muro é a escolhida para ilustrar o livro. Em breve falarei deste grande leilão.
3 comentários:
Ola, estou a tentar escolher um tema para a minha tese e sendo leitora regular deste blog gostaria de ter a sua opinião. Estou indecisa entre dois temas, o primeiro seria sobre fotografias de cafés de Paris, baseado no livro de Ed van der Elsken "Love on the left bank", e o segundo sobre fotografias de sombras dos próprios fotógrafos. Como comecei há pouco tempo a entrar no mundo da fotografia, não sei qual deles seria mais pertinente. Parece-me que uma tese sobre os cafés de Paris não poderia escapar a uma vertente talvez demasiado social que artística comparado com o outro tema.
Agradeço desde já a sua resposta, acabando por dar os parabéns pela informação de grande qualidade que oferece.
Cumprimentos
Raquel
Raquel, é-me difícil responder à sua questão, visto ser muito subjectiva a minha opinião. Não sei se leu mas aqui neste blog pode encontrar sombras de fotógrafos no dia 4/11/07, Cafés de Paris no dia 17/12/07, Ed van der Elsken sobre o livro "Love on the left bank no dia 20/07/07.
Como vê, ambos os temas me interessam, talvez se ler os posts que referi, a possa ajudar na sua escolha. Contudo se quiser deixar o seu mail posso entrar em contacto consigo. Até breve
Claro :) raquel.monteiro@gmail.com. Obrigado pelas referências aos posts, vou lê-los agora.
Enviar um comentário