Comprei sexta-feira passada, juntamente com o jornal Público, o DVD, “A Máscara”, 1965, de Ingmar Bergman. Filmado vinte anos depois da Segunda Guerra Mundial, a ambiguidade do mal é evocada a partir de uma das fotografias mais chocantes e conhecidas do gueto de Varsóvia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4z72C48wJ-lkoo3x_957v19ErZuF-gpyIiq2gOtKl8lpYYVpkHd2R_I88FbRoff-b9xygFmDYRnAIduBjk1GLP3wltgI4Mk-YAT19QRoqiPvh2FNjnT0vgUUVddtnnAMuI5BxZg/s400/800px-Stroop_Report_-_Warsaw_Ghetto_Uprising_06.jpg)
Jürgen Stroop, Ghetto, Maio 1943
Bergman detêm-se na imagem e lentamente, durante alguns minutos, olhamos os vários olhares.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDGEc4988PmJArvUCLXPDRl2e5-pj9LWAn3kqkf0r-IkzYMz4Hzrn1t9oDbFDRkQ2R7mdYrHCEX-MPj3TizAnVwCOv9kTUixzaf9lEthiGRJ7E0e4gRpKgitURkkvqLyzF6YwJwQ/s400/cap105+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS9omg6CUvwMewXwxzlmXmKINWxn_6fszeH1UNI4Hcor40WyzFSCLdm-u15holI-9MBtdX2LGF2r-jhaUZGDJU-5CQFD1SN6ejtIh60BlhIirAIErgkw6V4ifUZMERtiqEoUNhfA/s400/cap106+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX477nQgOdWOc6QDDk1jgLTXpmqniOHOluB9XyeeVIsoitqwKvR-fp-8ZXcapQQ3ZMnml51IDSYIESFN4EiEPFua7VuwrbSseyR0ZlhB6Sl2gENEGO6d36P8YRHQ-9cP4MbNgBmA/s400/cap107+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgREm5-GI8hlbwvtZyc0f_M8ajqrSAT1-ClAs0QSdNYtwIUdZeP8cAIXRQpZxqwXLSl6lq2B8uuslwtXb85z1CUgwNiMi6NKG4IJX1lvl7maenrC9EL5iard50TJNxjXs4KRjhdQg/s400/cap108+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEideo1UphxlnyBbLssrXjOph1jTHSp6-4roz8nI4iDh81Q3RCQgk__SNlUle4pUDxwpmWw8SSyNLjmx6wkbsSzxHhSa9lMlgPoE48YLYU1cZ9VejJ77Xc6CdnYLzIISPT0q0j0dQA/s400/cap110+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcApfbrLWxQSvlAi2HilD2bGWsBX06JZNtvT9HEcp3kDqv13lvqU89fjMEZcwEMp6aNGX12rcfAaWW0jv33QR6AIEQlqmk-B3gqeJDLUyKiIcYSFJed_h2p_tzsIW3Hs5UoNzwqQ/s400/cap111+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCZSRp1vSZk94HkrRdzytcd3tjv2TcR9TTeZxvyrhx6Ot7X9HQ-skZbO_g9UsAW_Ybis_cxJY2OrOzmYvDlsPwtdwMyCTH2iIlwiDLKZiHjKl560jQAz2dX_wt3Vrlxnr6ApYAXA/s400/cap112+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZGDvvLIgehLN34dTJtcMWgodem3UjUVctnqfA1te8PJbi0MMy4cDcriN3aJDGgXmhvZHN4xupvBYQFjg3NJg3ofhTlG7xgd9N_ZWu1JpZ1rhAY97TWALIXfWzx6RBkjbNmELPiQ/s400/cap114+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1qoNP_eX7wrKRO542ug4QVuoWmBCj_kw-UpZq_m8FGa0c4Hz_yz_fHDrTK5xgTZpFnqX7c-nomy4RnXA3b436Rjx9CR057oglszoclPT3cse_FjnFNt3X917BKCXhdPop6bxX9w/s400/cap115+%5B800x600%5D.jpg)
Ingmar Bergman, do filme A Máscara, 1965
O homem é cruel, o mundo uma desilusão. Bergman pertence à geração que viveu os horrores de uma guerra que deixaram marca. Nos primeiros minutos do filme, numa série de imagens que se sobrepõem, cadáveres filmados em grande plano,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicsPWDPJU-wLFB8AWhTHVS-v11tTOmmSFl-WBCvsQgQBecOHkGgFkblq5BaMCKy6xD4xEnB608aY36qKh-4ZWHHTA9sz_MfaXCC41H5tjAO2TDVYkNE1yCVng144AxQHV5H9WRUQ/s400/cap098+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNJY184RT01_F36iV1U7FJs5jC2-HwGHWkSN3MFcLwI_dbiZMZm1YeohXzuPdQUFc9fVDIEzKfqEGo4IYxsdu-6vH_PiifiWMVvdQPBYUnKOxXLQq_McjTZajzMimVUKelSJIVoA/s400/cap099+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikiD0bCamJircx0z9UZG2y0RcwpgbESOU6cXmdKVqRgmAyilr_IjIYzCZTPxx5yHM5RHb2_wwj6NphPjo5Nj1_fOeoUpTgT-vPGfOiq_ZTRZ4N0_3qFXNj-tU0dqaox3bcibtq7A/s400/cap100+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidHqrdYwyem-nxNGCA0Sri6vZl8PGDFR4J5XJYKkMUee8atyJ5Cs2_J3W1Pzp5Mggh3VkDMfWDts5MgwdnRW-K_VAQ6RdbWOuNrcRqWEFJoreeULHyiM42_4u2XzNpuWg8-ppFFg/s400/cap102+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgj4U_vDlqxu32zG63uOqOV2grIVEve9jtZMmzPVm-a0qH9RlxfWgJpUNM6scfeLkgq53ETj9IYgAlQONKLavw9ZdQYniXpOn18W8JDWA6uyx9oPgMpIbWcsoHrBDbnfM8x3FyT0Q/s400/cap103+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9vUttLuTmiApxjOoMa8ZwWWUeteb178RZcMHqKW2zKwJC073xhsXEkhBqH4qmDUX2XA5LyjKYgHJdnOdOotYdfnc6l3PsS-5jHPsGUqmqspSMsEUenarjnPjbt6bPAdZ7gqyMPg/s400/cap104+%5B800x600%5D.jpg)
Ingmar Bergman, do filme A Máscara, 1965
carneiros degolados esvaindo em sangue, as vísceras sob a carne esventrada,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEik4tX645pBTBXjhyphenhyphen21ep3qM1_axbuL1JHD7trzhH-ivARk57YH6jeXC2Bq-rZcoTod5AUP-t9mCWlcEb29y-5S3qiWLm-XXiO5EfIBKJfCZ38v5s8yZbu0kofEEgeH_E9-QLikyw/s400/cap092+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuARYY5YpJpoVN8iDEX4YMIH8MTqokhO4bFxM8SV8v3K75sVwd4DbiX28So29EqlnuJDb2W_1Il1GzVEAipV4jyzRfhMlbYwfcWh_9PYIYLNH4g7mmQNVVU3CuABxjcKa504si-g/s400/cap093+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEge78ge-5n0xrxDY8BPnfBnz61LY-FAhHH51qj75wbdaELvkMw_M2841vQTQxZ-zqHzimlKiGtgEMtmtYfsHByn4550kU8WO8QWU3Fwir-6ZjLr2vgIGu_fPJ79qZ8BRZNOXwMfuQ/s400/cap094+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxaWtK6nDyJTd9nY5SKM_Q9FKRVRQdRl64J3Jno11jrhNb2JkrH-o30O1UWK_uCObJTwiNfYCXOrg8Gbp5G5OYYIjDLh0UTvIHHwdRjjcXB8m1NJu3xv7JKwQvo1li76xq6npYjQ/s400/cap095+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhU_xtczSyG7MtLfhNSkioOkdVVV923mB2YEcttq85xnPW4ZodY9sDw7FGfQ2nnARaVU84_fDi2hZSFSPgrlOCygBnRzk22Q2OsRPPMRK4rOWirj-00hLkXTi-qQ_dPPMnthjtR0w/s400/cap097+%5B800x600%5D.jpg)
Ingmar Bergman, do filme A Máscara, 1965
lembram a série recente, “ A Morgue” de Andres Serrano
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYZQCAYkoukh6NwVJzVG3B4f6OcARGJeYUDXX1Pfb7zZ6knqi3FTBPkM3yv4DpE9zyvhBdV3SWS-r-_UDkoxy_l45ZIiTlFED3wlcmB0KTnLlP3OBtEnQdjAdOmo_rEaZYdw4Yvg/s400/3182-01.jpg)
Andres Serrano, da série A Morgue
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7Arsk8Q4WCDm3zbLI6Jmqw0EnItfhcAhxkBesxGFAPJOTU1zr-QJWHJg0HQH7vSSHFgesXCiQiXUASTt7ZYiqJwtYC0khLnF1-hG3CVXiGr-pKYokWCU2sQI14rcM7oWub2jKmQ/s400/andres-serano_1181047143.jpg)
Andres Serrano, da série A Morgue
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJdSwMyKO7wV1V-3r12Thg8cNpXe9VA744VMlwWhbcKLjXrspMb6E4w8fgLUhY50VfDQ2AcJXCs4kItp21aQ48bfD3ABXrqIwulQSWOQTgGOzzErt2jmmcyY_eNgGNs66JlUjwug/s400/img_4551e25c77e52_middlea.jpg)
Andres Serrano, da série A Morgue
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZGHWfLub6300WWPkjiFDGT3QXANQjcC16ENee9IKsQIvvlOaBDTDELNNHj_6WhoTJRAq5BGAvLprlUX-_Ze4L4tlYctDTwGW3DuLx-Ihwc2LYviYYmtPH-8P2BO4_8h1uklJR8A/s400/as_baby.jpg)
Andres Serrano, da série A Morgue
e as fotografias na época da guerra de Frederick Sommer.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaCrIOGjEnB2Zj4UplqXrAvBrafPRBZ9OiBdG1nrgjFSN4tOP6wjXKGdWZqi69F1wIlz3QrP2ZQd3b_8-4pVkhTg49XrbTIcdheO-hTpelhwnv5yWh7M-cghbrGLW8QH3VXrrRvQ/s400/%2355+002.jpg)
Frederick Sommer, Coyote, 1945
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcG6PqERos8JVGRnscYu4c1rXmblDZ_-UQQZaFpuGFjnGrYe7hpmhHOyBtVUjTx7KjY102Kdn1XNkQhzPxk8DKAair1iwJKcUYywsIYD18A6KLNcPCz3VusJH5Bg5PMPSy5t06oQ/s400/%2355+003.jpg)
Frederick Sommer,C hicken Parts, 1939
Se em “A Máscara”, Bergman capta o espírito da sua geração, uns anos antes, em “Mónica e o Desejo”, 1953, Harriet Andersson, (Mónica), simboliza o desejo de liberdade da futura geração.
Em 1958 a Cinemateca Francesa dedicou uma retrospectiva a Ingmar Bergman. Jean-Luc Godard, no Cahiers du cinema escreve sobre o filme : “Em que é que estávamos a pensar quando Mónica e o Desejo estreou nos ecrãs parisienses?” na revista Arts escreverá “Mónica e o Desejo é o filme mais original do mais original dos cineastas.” . O filme de Bergman antecipa “Pedro, o Louco”, 1964, de Godard, onde a sensação de liberdade, sol, mar, tem como pano de fundo a grandiosidade da Natureza. É proibido proibir, Belmondo, no carro descapotável olha para trás e diz a Anna Karina “estou a olhar para os espectadores”. Filmado em planos sem continuidade, a alusão à publicidade
Em 1958 a Cinemateca Francesa dedicou uma retrospectiva a Ingmar Bergman. Jean-Luc Godard, no Cahiers du cinema escreve sobre o filme : “Em que é que estávamos a pensar quando Mónica e o Desejo estreou nos ecrãs parisienses?” na revista Arts escreverá “Mónica e o Desejo é o filme mais original do mais original dos cineastas.” . O filme de Bergman antecipa “Pedro, o Louco”, 1964, de Godard, onde a sensação de liberdade, sol, mar, tem como pano de fundo a grandiosidade da Natureza. É proibido proibir, Belmondo, no carro descapotável olha para trás e diz a Anna Karina “estou a olhar para os espectadores”. Filmado em planos sem continuidade, a alusão à publicidade
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0eZm3OFs7t6zMxnu_HBSTCW9nVXhadKTk9gxOS41BbCTo2gLO7bWgOI3XERLk3W1mFwypf-Eu_trfFD3cGdcEKZpMHHnI-7BULQ3VHA9X719AFXrS5-3gZ7IaZGrjJnj_JkST1g/s400/cap068+%5B800x600%5D.jpg)
Jean-Luc Godard, do filme, Pedro o Louco, 1964
e à guerra do Vietname uma constante, com será também uma constante nas manifestações de Maio de 68.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTGHAYhnXq7RyQ-mbztvaaV50PuKiXkb5CTEuOBgQbTCn2ZFZs6IE2Y8i3taGVrnYaF24CMdFQdy9vdOgTTZzatUE5oDLbgVGXrx1XYFMr5KUAqKdGDr7JKQI0HaavTQwOygYNog/s400/cap072+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBIfAOWyYvLIkTxJk9G7foselIWQwW2w8VkmzixfA8DRq9JtaCAp3VgTdn56HgAw3PJve1yveqB6Cho-O3LoMuHKgoJOruXHEnpRmjSKs9BDyUxOxLK8rXhVFFcQyzucUfeRWBzg/s400/cap074+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkDiCaSgf81I-pVlCmiUCtLzeeJ3B5bZ0Ggve_TN9h5QjwmZ4AzQ7kUYZ4wUgz9o80QYsETMXb2ZeQ1oNo_N1n2V1-7JLsQ1v__Htl2Iry9mNRmlD_-oAjpD0Ze0EQ3tI8E4YrWA/s400/cap075+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKEnLA3iNun9pYgYBexxKZhzAM5KwhG4n5uzO_GJnCJhQhEQulZ4UTtkS0OsqTDwWj3ZeBNJ1gY2Lczg6qk9cyuA3ig7tOLWhsLKGG3f5009sjvfFO9FZrEdwaM71TC3T5vOR0MQ/s400/cap077+%5B800x600%5D.jpg)
Jean-Luc Godard, do filme, Pedro o Louco, 1964
O filme retrata o espírito de liberdade da geração de 60, onde também as juke-box substituíam os conjuntos de música ao vivo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg322NRbyKTd2TEMM2w9O41BCwJPc-BZhVNMU3U79FTuqN6pN59uinfT0RqkF5iJrNiAlybvG-vcz_Dw2mi8A-41IW6mj6CeT7ICgkK8BwyLHY0Eg2q-MT4KQpuVpU0f7Fe9jozxg/s400/cap082+%5B800x600%5D.jpg)
Jean-Luc Godard, do filme, Pedro o Louco, 1964
“Pedro, o Louco” foi visto, por 300.000 pessoas, aquando da estreia, durante as oito semanas de exclusividade para Paris. Três anos depois, 1967, “O Maoista”, antecipa, de forma surpreendente o Maio 68.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD9CM36IyCR7uZ7D2q9H80epSFfIbcoHJyyAVXmUmJWVxg3ZEGrsbH1Ljp4aWEpSH9jAHRlzng9XRQH9mlAxQvTwVaYcBm0Bz-CQdJyZ6mcHhvqwyQKIIyfY2CmSJctcv-4QMcSA/s400/cap089+%5B800x600%5D.jpg)
Jean-Luc Godard, do filme, O Maoista, 1967
Godard filma os estudantes no subúrbio de Nanterre, onde a revolução está prestes a eclodir. “Acho que temos de ser diferentes dos nossos pais. O meu pai por exemplo lutou contra os alemães na guerra e agora é gerente de um clube mediterrânico. Sim, sim, as ideias de Mao podem-me ajudar”, dirá Guillaume no primeiro capítulo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEievlXfhpKreAeDjvQ8vuQ65YwYgClrT3nb52mowQlSQxG33Q5BUqksB1pRxZzLmsY7xaDN2YKvwj438BYdqmetD63sxX-fsFkddkRf8EY6xBGu7Z-d65NkiXvYvH7oPHxyCMso0g/s400/cap091+%5B800x600%5D.jpg)
Jean-Luc Godard, do filme, O Maoista, 1967
A descrição da vida na província desses anos, é retratada por Yvonne. “Nos Verões levantava-me às cinco horas da manhã, e no Inverno às sete. Acendia o fogão e depois ia à leitaria,…, limpava a estrebaria, fazia o almoço, lavava a loiça e a roupa…tratava dos vitelos. Vim para Paris em 1965, fazia limpezas mas também me prostituí. Comprei com esse dinheiro um Fiat 850 descapotável”. Godard filma os estudantes que ouvem a rádio Pequim, lêem e analisam o livrinho vermelho “que faz tudo mexer”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiH0mxtlvoCR1uJHDjRztBEyDKwzQ4-6IN3hC2qE95PW8NAp8flJST6_kvJDNBFhd1gNHtSrwYGvuKFQv6kifBw-nDUMnf7hooKhpnUEpnzUn-1eLSKy7jlt4IuFbO2z_dwelZyhg/s400/cap090+%5B800x600%5D.jpg)
Jean-Luc Godard, do filme, O Maoista, 1967
Viver em França nesses dias “não é como os nossos pais que viviam na guerra sob o domínio de Hitler”. Godard filma a geração que odeia o sistema, que quer fechar as Universidades, que quer recomeçar do zero, mas, e sobretudo, uma geração, que para ele Godard não sabe o que fazer depois da revolta. E um ano antes, nos ecrãs de cinema, os franceses assistiam antecipadamente ao Maio de 68.
Na Europa, a década de 50 foi a idade de ouro do cinema, a principal fonte de entretenimento. Em França abriram mil novas salas de cinema e ia-se ao cinema várias vezes na semana. No pós-guerra os melhores filmes europeus tratavam inevitavelmente de uma forma ou de outra da guerra. Em “Roma: Cidade Aberta”, 1945 e “Alemanha ano zero”, 1947, Rosselini usou os danos e a destruição das cidades como cenário, e os filmes reflectiam não tanto o mundo europeu como era na altura, mas um mundo atravessado pelas memórias e os mitos do tempo da guerra. Mas se a velha Europa, descrita por Yvonne em “O Maoista”, estava a desaparecer, no cinema, Bergman, inovava com “Mónica e o Desejo”. O sentimento de continuidade, segurança e confiança, que a geração que vivera a guerra reclamava, lutava agora contra uma modernidade e mudança proposta nos filmes da Nouvelle Vague. Mas a maioria dos filmes, vinham do outro lado do atlântico, 40% do rendimento da indústria cinematográfica dos Estados Unidos era gerado na Europa, e alguns dos filmes mais populares no início da década de 50, foram, como os franceses os designaram mais tarde, os film noir. A história sempre muito simples, os orçamentos eram escassos, era policial ou um drama social, mas o estado de espírito era negro e sombrio.
Cindy Sherman, (n. 1954), no outro lado do atlântico, estudante numa escola de arte em Buffalo, sentou-se em frente a um fotomatón e deixou-se fotografar pela câmara.
Na Europa, a década de 50 foi a idade de ouro do cinema, a principal fonte de entretenimento. Em França abriram mil novas salas de cinema e ia-se ao cinema várias vezes na semana. No pós-guerra os melhores filmes europeus tratavam inevitavelmente de uma forma ou de outra da guerra. Em “Roma: Cidade Aberta”, 1945 e “Alemanha ano zero”, 1947, Rosselini usou os danos e a destruição das cidades como cenário, e os filmes reflectiam não tanto o mundo europeu como era na altura, mas um mundo atravessado pelas memórias e os mitos do tempo da guerra. Mas se a velha Europa, descrita por Yvonne em “O Maoista”, estava a desaparecer, no cinema, Bergman, inovava com “Mónica e o Desejo”. O sentimento de continuidade, segurança e confiança, que a geração que vivera a guerra reclamava, lutava agora contra uma modernidade e mudança proposta nos filmes da Nouvelle Vague. Mas a maioria dos filmes, vinham do outro lado do atlântico, 40% do rendimento da indústria cinematográfica dos Estados Unidos era gerado na Europa, e alguns dos filmes mais populares no início da década de 50, foram, como os franceses os designaram mais tarde, os film noir. A história sempre muito simples, os orçamentos eram escassos, era policial ou um drama social, mas o estado de espírito era negro e sombrio.
Cindy Sherman, (n. 1954), no outro lado do atlântico, estudante numa escola de arte em Buffalo, sentou-se em frente a um fotomatón e deixou-se fotografar pela câmara.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXW3y1hwCvkfnENmHaMTYlYzfLD-VrkhRoEJzAZ-1EchTBy15O95Uaw5TY1xrryf8HmGkHB_lTWTvnO-EQd8Au74mSab4uFD-MHCkiQEJbJXuMKEKnchWEaz5VvdlxMjte2oHXAQ/s400/%2355+001.jpg)
Cindy Sherman, 1975
A sua cara, mais parecia a cara de Lucille Ball do que a sua. Nesses anos, “I Love Lucy”, entretinha as audiências televisivas, vivia-se uma nova era, a era da televisão. Sherman, nasce nos anos 50, mas é a geração que cresce nos anos 60 a ver cinema e televisão. Mascarar-se, imaginar-se outra, transformar-se naquilo que vê nos filmes seduziu-a. No seu trabalho Sherman vai encarnar todo o tipo de personagens femininas que vê nos filmes e na televisão, é o impacto e poder das imagens na nova geração.
Em 1977, já em Nova Iorque, inicia a série “Untitled Film Stills”. Sherman transforma-se em mulher sedutora, vestida de combinação e um copo de Martini na mão,
Em 1977, já em Nova Iorque, inicia a série “Untitled Film Stills”. Sherman transforma-se em mulher sedutora, vestida de combinação e um copo de Martini na mão,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgljf9Tb23F1B297cEYSZ3ioWmp1G7wUfDS-vfv_au0GEwIAjtVMbEwvfuEYAE2KBJzzB9mdlFyJ26gwchyphenhyphen9xeOx3jpNT_UsA0FmxrM-ultwSXCZH5bO6N7IFOrJ2njGZE3pwev7A/s400/%237.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #7, 1977-80
em bibliotecária que mais parece retirada de um filme da série B,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNrqSrR58wZPn8bsEyrIP531o9Q7cCrDi2xIpeGewv8AgUYSnxBr2aXpdQXmDVzROoZxcX1WsbatWz1debjaEUHYpCT86jagxPucDYOR1IYAcnl6bgopuZM8XTJublz4eeZyNo6A/s400/sherman_13.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #13, 1977-80
numa jovem secretária na cidade,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9GzHBukNv1S_TCC6jwISZnzAu4T0Pt4O0fE3KU7TqulYPPwUcaQVXiAk9f__iQvxWfi3bhOxIRodTH5dXF8aFuv7q3KIsRo-aW4Oqeuhg-6ca7sOTqIDeg60P-NpXYvaZjd0q6Q/s400/%2321.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #21, 1977-80
em mulher inocente, fatal,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6AQN96WCnP-P8tzHgF8Ep-PpgfnpvlLD-onVdTTpw5BuA52q7pGnDnbhzK6qSTPQQz9hlZqdhwHGQbGBnH0qA_lXi4duWI3La_DqSFxH0XEXZfBLdCmyPsdGl5I-GuBg4ZvPqhw/s400/%2331.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #31, 1977-80
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE0Nfg3vpy6VkGDjI9Yd5K13GD6NTZZxW6cs2MxEF6crQUamKk18D98hd19SPjgdgXiynEbQvGnn6FrY5u3M91K8gYTR896ZtPn-_IPr_qkezouxsl5O7swZYfRV0t0373nulm-w/s400/%2311.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #11, 1977-80
em mulher trabalhadora como nos filmes neo-realistas italianos,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr8br8TO4M1BF4SifmPEdmg9yv0YMrhLWrt6YmU1M5dRXPfPCYOxtx7qvlgypnC7Oqnb4gz03LfshKt05iSCd_QG2DH9Cc6Ufhl9bg7IZ1Dw8FrpKIvihvUSL_cuIHB7J-cTk-rg/s400/sherman_35.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #35, 1977-80
voluptuosa, angustiada, perdida, decidida, sexy,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgATThSxVeJVHxnkDSgvQR78NKr6p7Nw10-OMZmLJIPqAue06mm-VMjpmbi5Y7buerMN81mBE-OjuU8IO0ty6FIePgv6jMPNV4HqcGVOH1C7RRLTbj2PWkT4cU11AfnDs3wkPlBoA/s400/%2334.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #34, 1977-80
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjM2zvhBD-8NYFdJu70phsJg5UudYBE3omQZZi0MWhfy69hYx_zfaoOekXO8AQvqOxFzlKKrCgp9wRjGhMBOuYKVG4_YlJ4SY7eKHC4crFd81mhnkKZOPxXwSmQGsMvuVsbNp4Pg/s400/%2352.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #52, 1977-80
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnCeyqc3Dv7er3IHgsuVnkJ1oWBKiaqsvEhg0CWoeDuF59rX-ClCaCLs5S0MmDHjkQ4hH-LaHblGYvXa8pX_9bQQXMC2-NW_5BZj_Stn-dLfcm6MY6kG_9cyT8V_bgSbbGl4EuAA/s400/%2330.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #30, 1977-80
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_ugFqz5EV7G8LjKEoLX2wpi-IW-rpzcPtGfBjheUZvQdfXnmqBxxMgxK973Vn9ZX4WPVdyQtSLJNbS8UdzxphnIavM7xhlv3fW2QeIPFeJgXjDHr0EgzgjrG2MLMIrN3F9MrlyQ/s400/sherman_48.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #48, 1977-80
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQmI9bAdjTatwIBljGILnmPGRqNnTW7dEHh1cU9KOkL8FS3Ume0i1hEZOaQ1bQbXXgaM9AKmU78lHTIEX0DYSdlpIzILFcMAjA_-3lbKZ5ZuneDcKB49d4G2wpewV1YNRPqd-rFw/s400/sherman_16.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #16, 1977-80
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyAJ2hP6KAbhiAhwYOzeMGYClDoI6oU1VRBtQ0_jlKu98Cbo31pbProlw6SJjQ_WOwYLfQAMP50e-bFXxvWA_pAOuUcSpDZABHK5NRLJvIOPM2AdKZYXw9UONgiLh5yNKl9p8zRA/s400/%236.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #6, 1977-80
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlUXHuvOcMzQu6tu3NSFhyf0HRAHR7h_LPpjzDChyp7Kw7FerA8ArzqSSOkUWiIq1dahLWLsuStQwoRfyVbYpJkCLNJaC-SD8WZTMRH0RdeitkDE2y73eTmtq-iiTUlu1s-OAo3g/s400/%2315.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #15, 1977-80
moderna, como num filme da Nouvelle Vague…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_OBW3Q2m_yvDqjs-XhysMxd3arrE-_WDRiCoXKlFwShLvub1LC5C3e1FrklwsCcYBTQ5k3p1SosNYZkBPb5HQzPVpAz8ofLWni55teO1WvXD_MLBBJtf8uL0AD7WcyNZ7WeSevA/s400/%2349.jpg)
e em todos os stills a heroína é-nos familiar, mas nunca a identificamos com nenhum filme específico, Sherman deixa que cada um imagine o que quiser, e nestas duas fotografias, o som compassado dos passos na escuridão acompanham a vítima tal como num film noir…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUY-xow1rX5aH73P0q2Q8UT7URs3xIPxu-TWXktNBrT-YLjLdG0FLLJJ07YyJjM7mmCfn4ZbByzC4qO6-Tss9JlmulPICteAogPi4xgQeUEkseTFtGGffPBhmzBfgT2AptaFozow/s400/%2354.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUY-xow1rX5aH73P0q2Q8UT7URs3xIPxu-TWXktNBrT-YLjLdG0FLLJJ07YyJjM7mmCfn4ZbByzC4qO6-Tss9JlmulPICteAogPi4xgQeUEkseTFtGGffPBhmzBfgT2AptaFozow/s400/%2354.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #54, 1977-80
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg75HfZjcB-WMRd4cfblyf51coi0hSqTtwRRVOJuX7ivNc1u3mpG9XzUuYdJe7H1JufcH_LHKl1vW2FR7kjwTccSwKgSthpocHKNRJ3vZxagJJ9u-mkTKzI2kW99pF7Wus8mqBjLQ/s400/%2355.jpg)
Cindy Sherman, da série Untitled Film Stills, #55, 1977-80
Regressamos à ambiguidade de “A Máscara”, onde Bergman troca Elisabeth Vogler, (Liv Ullmann), por Alma, (Bibi Andersson). Bergman, nesses anos, inovava ao colocar em crise o cinema narrativo, Sherman, ao fotografar-se representando diferentes estereótipos femininos inverte o sentido do auto-retrato e utiliza a fotografia não para revelar o verdadeiro eu da artista, a utilização do auto-retrato como género, mas para mostrar o eu como uma noção imaginária, é o poder das imagens na geração de 60.
“A fotografia é verdade. O cinema é verdade vinte e quatro vezes por segundo”, disse Jean-Luc Godard. Será verdade?
“A fotografia é verdade. O cinema é verdade vinte e quatro vezes por segundo”, disse Jean-Luc Godard. Será verdade?
5 comentários:
Excelente post, impressiona-me particularmente como a Madalena consegue misturar "A Morgue" com Cindy Sherman. É interessante imaginarmos que não conhecemos os fotógrafos e que o primeiro é ensaiado e o segundo espontâneo, haha. Acho que isso responde à sua pergunta. :)
E responde mesmo Tomé,qual dos dois, neste caso, Serrano e Sherman é mais verdadeiro?, acho esta primeira série de Sherman absolutamente extraordinária. Agora,sobre a mistura da "A morgue" com Sherman,para mim a magia da fotografia está precisamente no seu poder de evocar muitas outras, e a associação que podemos fazer entre elas é, uma forma de pensar. Julgo que talvez seja por isso mesmo que a fotografia não me larga já lá vão muitos anos...ou sou eu que não largo a fotografia?
'E engracado pensar que o cinema sao em imagens (fotogramas) em movimento, que esses fotogramas obedecem a um enquadramento, determinada exposicao e sequencia e que mesmo assim, ha quem considere a fotografia uma arte menor e que o o seu lado mecanicista o torna menos "artistico". Os seus posts ajudam em muito a "dismitifar" esta falsa ideia, dai a importancia do seu contributo. Os meus parabens pelo seu trabalho.
peco desculpa pelos meus obvios erros ortograficos e a falta de acentos. Este teclado ingles 'e verdadeiramente irritante : (
Carlos, dá-me uma enorme satisfação saber que fotógrafos, como o Carlos, que pertencem à nova geração, apreciam o sais de prata e pixels. Hoje as pessoas estão anestesiadas, já não vêem, porque constantemente bombardeados de imagens. Por outro lado, na fotografia, ao contrário das outras artes, não há regras de base para definir o que é uma boa fotografia, pois uma boa imagem pode ser feita com quase nada. Os franceses inventaram recentemente o termo "photographie plasticienne" para os fotógrafos que hoje se dizem artistas, até os fotógrafos evitam dizer que são fotógrafos e preferem dizer que são artistas. Para mim afinal tudo é tão simples, o que é preciso é que as pessoas voltem a olhar para as imagens, como o fez Bergman, ao olhar para esta fotografia do gueto de Varsóvia e não retiramos nós tanta informação desse olhar detalhado: o olhar aterrorizado do miúdo da frente, o outro que mais atrás deita a língua de fora, o olhar dos diferentes adultos…isso sim é olhar para a imagem, é aguçar o olhar, como diria Nozolino “É um contínuo afiar do lápis”.
Enviar um comentário