Em Bordéus, no Centre d’architecture Arc en rêve, está em exposição até ao final do mês, uma monografia, composta unicamente por fotografias, do atelier de arquitectura japonês SANAA - Sejima And Nishizawa And Associates. É uma exposição de arquitectura? Ou uma exposição de fotografia? interroga-se a crítica. As duas coisas concluem, pois a exposição chama-se precisamente “Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa/SANAA & Walter Niedermayr”. Sejima e Nishizawa, ambos japoneses são os arquitectos, Walter Niedermayr, italiano, é o fotógrafo. Niedermayr conhecido pelas suas séries de paisagens alpinas, onde a presença humana, os praticantes de ski, pequenos pontos disseminados na paisagem, contrastam com a imensidão das montanhas cobertas de neve. Agora em Bordéus expõe a recente série de fotografias dos espaços que esta dupla de arquitectos criou.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXHyqtQFIKQ9My6YXy3f8uiJHJfSPw3u-LCmclHmTtgqxgwlI-IMqWrZ8VGuQrL01cawpAlD8go6ET0A-LOx_VpS3pcPdjE3MdQdymcHWViBX3jJwN4F2PWZbOFrW3K_P2zQBlQw/s400/Niedermayer.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIyI2yhJIBG-RFZosIB7Gz4HsiL4rsSabVNwhxBSmi738z3dz0rvtecuFsdk4dFecl6gvAs4w3-KhVQrh4Z2uGqRU4HykY0HxfT1VnzDKp0WK8CBWxcFQws_UIaF9pIQzuhavncw/s400/desingel_31700.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgikmu_fSX84-K4C0xoMvb6IeG2xam3eKo4oP0VB5IEj_BFIP2pBd2RpjNlnfrfY5P6vYH_mHloedvdBV22iMM65g3QDCS8SIBLi-ucZg_5JP2x2fOapu9sb_N2CHozBdM4jGVXjQ/s400/desingel_32691.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBgoCo4y9foB0R6udxHIt5IZ-DGBrj9fd1L6w7_Y9webxxrddoLmFrpGEcS0msuyEunojCamkjSvm5VLffA-cuMdSAMmDP207DlzXVjooD05usrQkwRJzTbjx3tcylj9fXAHKElw/s400/desingel_32699.jpg)
Em 1910, logo no início da sua carreira, Walter Gropius escreve à noiva Alma Mahler, a sua visão da arquitectura: “ The most beautiful buildings are those that are built in one’s mind but are never executed. I would like to build a large factory entirely of white concrete, all blank walls with large holes in them- large plate-glass panes- and a black roof…Impact achieved solely with bright walls and shadows”.
Um ano depois em 1911, Gropius e Adolf Meyer com quem Gropius trabalha no início, recebem a encomenda de Carl Benscheidt, para projectarem uma nova fábrica de formas de sapatos, a Fagus, hoje considerado um dos edifícios seminais da arquitectura moderna.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtskx1THKYsPND8kgcMTsPjewxGtPtswnruHEuqrV32DdD-8qPqSkUGXfEo-60IEsG7NLwdiOaB9TPk4sK0zokfN44swHGdXcREEgrfDWlZv12G446QhoPFdh1RZ0sNmvCyz6zww/s400/Lill22.jpg)
Depois de vinte anos a trabalhar na fábrica de formas de sapatos da família Behrens, uma das maiores da indústria alemã, Benscheidt incompatibiliza-se com a nova geração, o filho sugere-lhe “Why don’t you go into competition with us? But you’re too much of a coward!”. Benscheidt não gostou, e embora já na casa dos cinquenta pede a demissão. Na semana seguinte está na América à procura de parceiros para a fábrica que pretende agora criar em concorrencia directa à Behrens. Os americanos que o vêem como um “self made man” são fácilmente convencidos e financiam-lhe 80% do projecto. De regresso à Alemanha, na região de Alfeld, nos terrenos em frente à fábrica Behrens, Benscheidt começa a trabalhar no projecto de construção da nova fábrica. Gropius e Meyer, em início de carreira, são os escolhidos, atitude que desde logo evidência o seu espírito moderno e aberto às novas tendências artísticas. Ambos, Gropius e Benscheidt pertencem à Deutscher Werkbund, criada em 1907. A associação reunia empresários, cientistas e artistas e tinha como objectivo promover o país, a Alemanha, no mercado global através da promoção de produtos de alta qualidade e design.
Benscheidt escreve a Gropius dizendo-lhe “I wish to create something with quality, and moreover, as my new factory complex will lie on the heavily traveled Hamburg-Frankfurt route, an exemplary building could also be an excellent advertisement”. Benscheidt sabe que o marketing é a nova arma num mercado que se começa a massificar, e a Gropius cabe a responsabilidade de arquitectar uma fábrica moderna e funcional. Gropius responde a Benscheidt: “ that as a member of the Deutscher Werkbund, whose aim is to promote a true collaboration between industry and art, I would do everything to utilize the excellent resources of this organization to the advantage of your building”. A colaboração entre indústria e arte, o motto da Bauhaus, “Art and Technology – a New Unity”, que Gropius iria criar mais tarde, terá na fábrica Fagus o seu início.
Em 1911 incia-se o projecto e a proposta de Gropius e Meyer é arrojada. A fachada toda em vidro do edifício principal e os cantos sem pilares, parecendo desafiar todas as leis da gravidade, fazem atrasar o projecto, pois um verdadeiro quebra-cabeças para todos os participantes. Benscheidt chamou “the difficult corner”. Mas o projecto também se atrasa com a guerra. Em 1916, ainda nas trincheiras, Gropius escreve à mãe, “When you have a moment, take the children to see Fagus; a lot has been done there during the war. I am in constant contact by correpondance and am directing the project to the best of my abilities from here”. Como revelam as fotografias de Albert Renger-Patzsch, o processo de produção das formas, exigia vários edifícios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmtkSP8c-EaCnabwpTSTRz17oiu7AMC0PS0UTYTek39EHzYzv-ZVDcQORNWP7O1AbQZSVDrZsB0jRsneiEuNIvWNjkeAJOgtnqulwuzaUMeEBuKDF9iVugArVP2PioRdhYI6kXQQ/s400/Renger+001.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBzSm2hI_vcy81s8azUi39uA7j-cAkXCoWYQ5dMgEmTkGweuQ_e23fVm7U65rhXcgmtP_KZMWuRHbIQ4JgcPV8QUtXN7hc3J1353smTv7pi2V_ytzVwmm8cgcXxsqxrT3NL77Mxw/s400/Renger+002.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5ZUCCOqp2BYNY32wvEvMA8YacoIAHWu_4Slv_bCHPb9Zrjz-CPky4zJkRSOtkiO2vTMSc8yhBvOVWooF_IBzLXTLEYnf6pUsqnU0ypZ_LLSULaXvXaH54ZYxbHNkrAveuCHO49A/s400/Renger+003.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHukCBL9AJBxO672L1bBu4_t78vko7M5H70umdPNYo_H-aEQXsFyNbMIEWxKYntgN0hFTAzy_r0rlj_ROBRK1ga0wPuatVMz0p6bJtMO9BbYESvrxZbj0RNmrS7e732WRNUbLtvw/s400/Renger+004.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilVzRfoQNwT6lyMjefILlo1oqH2wnD-aqk7rXBYlU22isVxjI9ndfgmNy63zCCJgREcdx8zx3zfKKEdOVF1AICnOb8p55IVD09Tw3-u2KJlVclOyUyGcckXFtOIE178GDmfmMKxQ/s400/Renger+005.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9f6FRHSs9s3glc8qoutFwsKyEsZlbq16MQc8hIOWcCR78NJt7JPf6KvpPkJnoK0S-OsHzhxiPbKC4JUqdECAxyj7_PymDC75ETovBn_mwuvZNExQyRKZ62zQmm6jpDUFvbeMvYg/s400/Lill+1922+002+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXTn5c8YW8g_rBjN_WDgcMtqz689FTzYHDUtNX6pCNL_c_DU5xB-wgg6E0o4bM3PoMQXhrCf6jJbGh_2hDjSYWzueXnUcwDdDAdtJoPA-sSd9PzAVctKMnj8JDDdCA2oIUPX1RGA/s400/Bayer.jpg)
Hoje o arquivo fotográfico da fábrica Fagus é imenso, pois desde o início que a fotografia serviu a publicidade e a documentação. Benscheidt enviava para os sócios americanos fotografias sobre o andamento da construção,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPMnwr2B6HwiTpydWRXdnTOwc0nfZC0aAhPPG2qz1g9yluZtl70iACSzkA7JaXs-3QdJ3Ferwq7ZLxVw2FX_V62hjEWLH2TXIknsyE4Ch9-q5ZRr2_RjXbwuIu6MBApOevkIV6dA/s400/Renger+006.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvFcPJ85KsBFrVoIe6g9Fh1P6HzVk6bZ43fMH6IrsUrvZJO8hYO-ylg4DNQc7nLJDiNMP1YBRCYmMjXMgKfrY8hzM-WHG8nVL0C8_2rZ414fFu-fMmnMaGybzCg2bYTjfDYWnu2w/s400/Lill+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibXOt_rQ_4W4PP78fYWCUGppsvAvHzgwB5vULaaWdu3QYNobpZtyHNtJAHDfffnJyOY5zlcHLXOCVRV9VZqJhJq6nIXHPcIEM1Ty2g52qbd2GCQ5BqBQf82iefAfxnKGEgHS2rNg/s400/Lill+1922.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaN2SKnLQe6egv8QTC9eoPNPnjbbjrKIxS-VPMrD_OEAAT3_EZZYntF7UoDjYtCXRxY_UPYZms8UYA145bdBA78D6lQIzj3rbnr2tDoeZi7uWa-3V8LT32W5HEFoR8gxjdv0GkwA/s400/Lill+002.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1NWwD-XCNrFSD80THqaVCIuj4f0KlKNn_JSZJ5iukdLPWiCnW3cqesNexBc9Zk5_O5_iPfpK6bU97riIb_hMTPJSkgJb2DSBDRyfnCFODK7vNlVDuX8eT9cEtKzp3DwhYURK2vw/s400/Lill.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPANQmm3szSby2NhhOwd30OryKo46rJUCOY8V2Vqqs_mDWmWSU6SaLg0RpIhNnY-TsBdYHvlXKlztzLhNB3hpleek8QxuPLOIE1HKw0yvQM9-iEOsge2gXF46GsH01KB3iHPRVeQ/s400/Lill+1923.jpg)
Em 1928, Benscheidt filho, amigo do fotógrafo Albert Renger-Patzsch pede-lhe para fotografar a Fagus. Renger-Patzsch era já um fotógrafo conhecido, mas fica a dúvida porque terá Benscheidt pedido esta encomenda quando a fábrica para além de já ter um enorme arquivo fotográfico atravessava momentos difíceis, não esqueçamos a inflação imparável que se vivia na República de Weimar. Certamente mais uma vez um golpe de vista, uma boa publicidade para internacionalizar a Fagus. Benscheidt, filho, não se engana. Entremos então na Fagus com Renger-Patzsch:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbusHn53nPWr_jdHpmUqBHgla_c3BV1UfAhMqN1l1C5bEDqB9-wneIIRD1ToqasSXxWyMvnuYurwbmvcIyk_rYPZwPxK1EXTeykBDfDbMcticwS_TX5np6XYyRbQJ_O5R9n0k6Qw/s400/Renger.jpg)
Á entrada a fábrica recebe-nos e apresenta-se: o nome, Fagus-Werk, a quem pertence, Karl Benscheidt, e o que produz, Schuhleisten und Stanzhesserfabrik, forma de sapatos e facas,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaSKwQg5iKYw2AKt0DBars5J4UWmq1XP4ULPIYEIBWrwz1pDcMSoKhl1Z7vYMWrctTtvdNSMT_yYUw8a2ajw2pkw4gaIKs9Z6B8fCUADQ2rE2vzZV9V9qbf5lVcitPJh8ZLhoFjw/s400/Lill22+001.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBBH6ZkTwFopgVnWkwKqVag-EMPbwpxbxJQiqnaKhhtvjsaWfYEKaCkpmZbRh5e8UCPRE6YQAL-1GttfeAMgqx-i6T7qNV8vbnmAyAwypIHdcQAKYoZj7t_4e3zg7djrYsqRM5gA/s400/Renger+007+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBtW7RXECipoVrnK667HNj23E0Gy7TDn2Ka6-ZKc_oPIhgiX8EuyqJ6dXjSfa6zMeUpSn-QemNcDh6aC7J0GZcnpUunnU9W79x-KtYze__SHoGoZGzHf5Xapz6PULeWTXxX89h6w/s400/Lill+1922+001+%5B800x600%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWmkCkFiuV3tleYGb09b-2tDlYTeYPZF97c9pasxhlB3jMlfYGzfJJ5AN3BK51iLOvWKoF_4frK2-o8Y7eFniPOWRMEjQ_gIrOt4jw0pe1MApoKw9G_b3eZlKPm4Vr5Mlfq-8moA/s400/Lill22+002.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuMQIr-57ptSezz7TzPK3e8DlAnsTn0-fbF1JhinWp7MaQlbcO_d8VJdBAfPeyyL-5FtQBiKzWnoVekVCenc8H7jNKQnWiA5bpK8HJAwD5H8ugDRLvfymYyDnXzhrwvTk4zqqiWg/s400/Lill22+004+%5B800x600%5D.jpg)
Mas continuemos o percurso,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDf_dW6MKCZPZZqKQ_Qw0jNeqtaE17KpMkSGAykwr5XqUX9LxjcMuzqFXhGcTqdhsDcwGvAO2EBU0Kf1_u08X82X9V_gTHhZEFxwmg7bWjJZkDcGgkHq6uDND1_rfKFnXbKThHNg/s400/Lill22+003.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3_xGxg1QNU40C76kKw5GPMC4cQE8ZTaRYDpLKjYWzJNoWYBWfJgUy-iB_nTYCS9IIMNQP6eA66HGHjaCl1cU5iPOSUPfg5KGZGluCri1D4CMEXhd-KVC-8coQhRySEgADkXv1UA/s400/Bayer+001+%5B800x600%5D.jpg)
Renger-Patzsch opunha-se a falar com os arquitectos, não queria que a sua visão ficasse enviesada, e as fotografias que fez da Fagus dão o ponto de vista do visitante. Renger-Patzsch, ao contrário de Lill, não se preocupa em dar uma vista geral dos diferentes edifícios que compõem a fábrica, prefere os fragmentos. Pode-se quase dizer que com Renger- Patzsch se iniciou uma nova visão fotográfica da arquitectura ao fotografar os fragmentos em detrimento das vistas gerais. E com os fragmentos regressamos à exposição inicial, às fotografias de Niedermayr. Niedermayr, utiliza dípticos, para juntar os fragmentos dos espaços que tira,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilydcdobLv_g1OkHMgwkfw4CDhT-5zdLYlt98XqCrzN1ujGhRVsBLM7ANWSlucP6zBNxd9WBqalZThQQoiWgt294vWzGZd-AcoMPv2VjtNGTHKoR1XylsQ18BrTv9OKwBWguti2Q/s400/desingel_32695.jpg)
“Esta exposição não é sómente uma exposição de fotografia, nem uma exposição de arquitectura, é antes uma criatura hibrida” resume Nishizawa.
3 comentários:
Parabéns pelo blog, que, infelizmente, só hoje conheci.
Enquanto fotografo de arquitectura (e arquitecto), fico sempre contente quando se apresenta (e debate) este tema.
Tenho a certeza que vou voltar aqui, para ver (e ler) mais...
Cara Madalena,
Não só quero dar-lhe os parabéns pelo ótimo blogue, como quero também agradecer por compartilhar tantas imagens e informações relevantes para quem gosta, estuda e/ou trabalha com fotografia, especialmente com fotografia de arquitetura!
Temos muito pouco material a respeito de fotografia de arquitetura; no Brasil os estudos começaram recentemente. Aproveito para informar alguns links de textos que se referem à influência da Bauhaus na fotografia de arquitetura [http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq086/arq086_02.asp]; ao livro "Brazil Builds" (MoMa, 1943)[http://snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/Eduardo%20Augusto%20Costa.pdf] e à documentação fotográfica das grandes obras no século XIX [http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v3n1/v3n1a07.pdf].
São estudos que podem inspirar-lhe novos posts.
Grande abraço,
Elenara
elenara007@gmail.com
elena, obrigado por deixar esses links, que são muito interessantes, no vitruvius.com fiquei a saber como fotógrafos como Horacio Coppola se interessaram por fotografar o internacional style da América Latina, recomendo a quem vier aqui parar que tb veja esses links que deixou. Uma das coisas que gosto da blogosfera é precisamente esta partilha de informações. Obrigado elena.
Enviar um comentário