Sophie Calle foi convidada para representar a França na 52ª Bienal de Veneza, que abrirá no próximo dia 10. É o regresso a Veneza depois de “Suit Vénitienne”, 1980, um dos seus primeiros trabalhos. Depois de uma ausência de sete anos, foi no regresso a Paris que tudo começou conta-nos “senti-me desenraízada e sem amigos, não sabia o que fazer, para onde ir... comecei então a interessar-me por pessoas que encontrava na rua, tirava fotografias e anotava o que me tinha interessado nelas ...um dia segui um homem, mas pouco depois perdi-o de vista num centro comercial. Nessa noite encontrei-o numa vernissage.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBbUAA5DLNnku9S24AMcuaN9svPQhqieTYAnptuI9Eys-JODBwC2IFqGN4Tp4UWAAz8JZdN-lD8WSQlHkXJGAHc23szaSaj7TXW8CSO7eBHl2mRSKU0OQIDo5IciYDgn0OoHHS/s320/cap006+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiT45LiOdg_ivtvWQ_Zoqi98p0fnAMGkIFr9xAn8G2ihrPTI7NrTPIJXst3XRaXlBT_EI-KZt3nnrEAawk5EBSH_QhRo03Kvz-Cy6DdM7hhzLpN_FolOqao7EXOZdN_yPm494HW/s320/cap008+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUROk65R4QFC8JdfRmbKuVwUpsV2mFehAC1Rqi3ot5oZd0vh6NKwJ60gfrchPscepkwxujD0cSb4j5hNHKhcM0eQG1If_GJ2RWWTVxIB_y-6gYve1rzPbasIMkSvNuqbSOzRVw/s320/cap009+%5B640x480%5D.jpg)
Sophie Calle, em Paris, 1980
Escutei a conversa, ia para Veneza, decidi segui-lo e foi assim que começou a minha investigação. Em Veneza investiguei junto da polícia, hotéis.. para saber onde o encontrar, tudo o que ele fazia interessava-me, onde almoçou, a que horas, o quê,...foi uma perseguição obsessiva, até que chegou ao fim, apanhei o comboio e regressei a Paris”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXulMWz9NtdzZ5ZVT-DZ58w4c7rLu5xdPS8jxNFKBnVVGFTZvYHjavibhxKAgS45Kl-ughQDNmlGTl87g7ceouV0on0x-WmI1e2WGmqB361S8GKclSMWPb2eqcG6WW89PGG-km/s320/cap014+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-5_7-FaWfpE5Vp1kFtcbHGxyp9ehiHET7uTPTwxEm2PFJGN-niR-jsz3bMyuUlGf5H7INzc5RI5idDBj_IkSsSqvkFWcR2KIP41OCwz4Ya-dEJYMsBaLekqB4ve5e5a5AgeJO/s320/cap015+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYCWRRn-rDnPJm1sUPPhbcSNuB6NXmUsySbcfAUWnXFaWRNowgFnOpggzjAGW1Z4Rc8IyJzCGUdBeKOP9H-x1YuSex3qf_nhLdElo8xKL_LggV9P6vaGNMX0XA8yzsO_W6w-RM/s320/cap017+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip7KpDoxGauQIzPZLbU9Xmi7Vs1a8linCirw9rRv9DuKROKGKJp4fxGhDF3cZPmczJaQaD9YMk8iBMxu_MEELvtTtWsRS3SiISiUKDbvegg3rm5FqGAgW4PnXTSTxQo5XNkIuP/s320/cap020+%5B640x480%5D.jpg)
Sophie Calle em Veneza, 1980
Depois desta perseguição é Calle que quer ser seguida, e para isso pede à mãe que contrate um detective. Este trabalho “La Filature”,1981, esteve no CCB na Lisboa Photo 2003.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6G_nBLMb3WdfvWALESTR9J8C3ghUJhKMqCeBh1CtprA7Cuo0VK2L7Yxb1r-8jjPwEq0BBNWnzkLyNUR0GoqNl0x3Ihyphenhyphen7HWuKUb5GbiVwgpmus-ymscsT4xT4SybK59S961ixn/s400/Chiado+%5B640x480%5D.jpg)
Sophie Calle, "La Filature",1980, exposição no CCB em 2003
Em Veneza Calle observou, agora em Paris é a observada, interessa-lhe saber como a veêm e as descrições que fazem de si, tal como ela fizera.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJxPpvxBj46Z1VsdvZPnJqDodL-0MCdkg3yseJxlYugSKtUkQpL4S0idRsmzpGY1yvH_bTFtTkgh-IoP0pjsYHgMoi7_8yly1ibhMouTo362obfOqRZFik4fIURskJ8_NjZUfd/s320/cap025+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWb3Lk6zNwED8TgwIZoOE0UuzUu1KbgmABtJSGvSsb3wIpbfKd2Cr-BO1f0A1al0ynDj1j6aXnf4yiwXUGd2adWGgn2lVFEOhl1aKtIQFQEymWMwahc7ZDillZDF3kxe_S-ImU/s320/cap029+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2lackP-V7rxcvloHaGt9_jMBsQq8vAVpmyjctMQy6bOZ21ShZ_IxEshFxZ-2Eubj1aH_dike3O8w59s24KJ8Yg4lOE_4G2HhXzGOmop1syTB9PRnfPE5CKT4wL08wFfo7JzJW/s320/cap027+%5B640x480%5D.jpg)
Sophie Calle, "La Filature", 1980
Através de fotografias e textos Calle narra as suas histórias. Estes foram os seus primeiros trabalhos, agora “Prenez soin de vous”, 2007, composto por fotografias, textos e filmes pode ser visto, a partir do dia 10 no pavilhão françês da Bienal de Veneza.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq7C3snLKGhUZy3Nm_WjbQuQyKSQOT4mU_wFmIZczQ-bNA6nkbO2OeeB7eytnPn5G77OjatZL0wFPEp8FPm0j7Y_nQICP7zzu__ylvn1ihBU1UgVFVInxrvitkYgpIUzfQS88o/s320/Chiado+025+%5B640x480%5D.jpg)
Sophie Calle, "prenez soin de vous", 2007
Em França, a regra é deixar o artista convidado escolher o comissário. Calle procurou mas não encontrou ninguém. Decidiu então por um anúncio na imprensa : “Sophie Calle, artiste sélectionnée pour représenter la France à la 52 Biennale d’art contemporain de Venise, recherche toute personne enthousiaste pouvant remplir la fonction de comissaire d’exposition. Références exigées. Rémunération à négocier. Anglais courant souhaité. Envoyer CV /Lettre de motivation à scbiennale@galerieperrotin.com”.
O artista Daniel Buren responde e é o seleccionado. Buren no catálogo da Documenta 5 de 1972 escreve “ Cada vez mais, o objecto de uma exposição, deixa de ser a exposição de obras de arte para, a exposição da exposição, se tornar no próprio objecto”.
Para Buren o gesto de Calle foi a forma de ela dar relevo ao artista e de por em causa o papel sacro-santo atribuido hoje aos comissários. Agora uma nova aliança artista/artista substitui a dupla comissário/artista.
O festival de fotografia espanhola a Photo España de 2007, abriu há dias a sua 10ª edição. Depois de vários anos comissariada por Horacio Fernández, é a primeira vez que o festival se apresenta sem um comissário principal.
Será que 2007 é o ano negro dos comissários?
Em França, a regra é deixar o artista convidado escolher o comissário. Calle procurou mas não encontrou ninguém. Decidiu então por um anúncio na imprensa : “Sophie Calle, artiste sélectionnée pour représenter la France à la 52 Biennale d’art contemporain de Venise, recherche toute personne enthousiaste pouvant remplir la fonction de comissaire d’exposition. Références exigées. Rémunération à négocier. Anglais courant souhaité. Envoyer CV /Lettre de motivation à scbiennale@galerieperrotin.com”.
O artista Daniel Buren responde e é o seleccionado. Buren no catálogo da Documenta 5 de 1972 escreve “ Cada vez mais, o objecto de uma exposição, deixa de ser a exposição de obras de arte para, a exposição da exposição, se tornar no próprio objecto”.
Para Buren o gesto de Calle foi a forma de ela dar relevo ao artista e de por em causa o papel sacro-santo atribuido hoje aos comissários. Agora uma nova aliança artista/artista substitui a dupla comissário/artista.
O festival de fotografia espanhola a Photo España de 2007, abriu há dias a sua 10ª edição. Depois de vários anos comissariada por Horacio Fernández, é a primeira vez que o festival se apresenta sem um comissário principal.
Será que 2007 é o ano negro dos comissários?
Nota: o livro "Prenez soin de vous" de Sophie Calle saiu ontem editado por Actes Sud (4 DVD e dois livros). Ver mais comentários sobre Calle na Bienal click aqui
3 comentários:
ola,
estou fazendo um trabalho sobre Sophie Calle e preciso saber de onde voce tirou esse trecho:
“senti-me desenraízada e sem amigos, não sabia o que fazer, para onde ir... comecei então a interessar-me por pessoas que encontrava na rua, tirava fotografias e anotava o que me tinha interessado nelas ...um dia segui um homem, mas pouco depois perdi-o de vista num centro comercial. Nessa noite encontrei-o numa vernissage.."
muito obrigada
bruna
Bruna, só hoje é que vi a sua mensagem. Tirei do DVD Contacts,arte video,Sur une idée de William Klein Volume 2, que para além de muitos outros fotógrafos e artistas tem esta naracção da Sophie Calle.
Belíssimo blogger, provando que existe vida mais que inteligente no cyber-espaço. Só uma curiosidade, de onde escreves?
Enviar um comentário