Li há já alguns dias, num jornal, um artigo que referia algumas sugestões sobre como fazer um blog. Entre as várias sugestões propostas, escolher nomes próprios para dar credibilidade, linkar outros blogs, etc, a escolha do título chamou-me a atenção. Segundo o artigo, existem palavras-chave de pesquisa, e referiam uma porção delas, que se incluidas no título podiam aumentar o número de visitantes.
Embora não referenciado nessa lista, reparei que fotolivro é uma palavra- chave que frequentemente é pesquisada na internet, o que achei interessante e curioso. Pelo interesse que também a mim me suscitam os livros fotográficos ou fotolivros, uma palavra recente, vai ser então o tema de alguns posts.
O livro fotográfico, é tão antigo como a própria fotografia, “The Pencil of Nature” de Fox Talbot 1844, é um exemplo. Contudo a sua história é recente, como referi no post “Fotolivro, um novo mercado emergente”. Não é sobre os livros que contam a história do fotolivro que vamos ver, antes dar a ver livros, que pela sua criativa composição fotográfica se tornaram em casos paradigmáticos.
Quando em 1947 Robert Frank chega a Nova Iorque, mostra a Alexey Brodovitch (1898-1971), o criativo designer e director artístico da revista Harper’s Bazaar, o livro 40 Fotos, (1946),
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghf49Za04gt9wGsPXKMtbUSXn7lJAcrwUsUyldb0CWe_BXM1EN4xcldWEPC2F8Yy8fy5jXYpGE_YJYBUAYsAqPRj1m0mJ6GOcu2FUzo_4syfViH4VDSaD0V7tjvqC2sdvPz3tR/s400/Brilho+das+Imagens+035+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghqv92l86JD87J6VDDOoRQy9oCq0CyoEaIuGRX5yp4zAxoGnP3HwvF0R97ah5GTQNWI59ENt28gJJga5U-9F5dyd157w1ifPMjZG77nF3rUieKBO0O9RJBqsMjDnihy09ToadN/s400/Brilho+das+Imagens+022+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzpjyas1YMZ09GUXPn3LcHGyoiJc0Nu4FFSkvXrJPg7y7CxK2mNUbSZpwgmVYtCrMgct8rXUPgVNgCPqAhlF8bFEdyBWJyNafhZfMIDAcHiVy_oul_x6K7yuZV7amLmX8Scii1/s400/Brilho+das+Imagens+023+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhq28VPsIMJAIv2C1iwp9BtxqehilKE7zXlN9zuR0VI6CR16VQgthrimNzvrq0WelFdZqi0IVAqY5sUjBe3vIAjYXaR8xIPdmmYWgD06BqJ5A3-kjwvrULkIAIBl8YNtZalWrPp/s400/Brilho+das+Imagens+028+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqs5up2WG7qqCi0yjzVqx2oWXqdL3a1pxaW-bxF-VK_FYCktW_8ZzrpxzAe4wTc0eEjGM_vcjY8q6M2mug-HyaxjFg97J3NcNuFgwYE6tqjArGb_vuxgszx-9BibR6O9oYO6bm/s400/Brilho+das+Imagens+025+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhA0LEaG3XHYAgjdzx7fCRc-P0hciTrF_zctbMzSqKH03Oiwry0VSbNzsz3j4M0MkUrkwAkgoFWLRJCkW83DfUs_MGWvzslUXcEeIZ5T56JAcmhpRt9gsfs-6SV1IqdT7ZCzeKj/s400/Brilho+das+Imagens+024+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCqQmAhmcNQQR7I-1eq0eOwR8ZeK5b3kIK_WZ7UtNTAlO7e3ry2Ynpfslm_EFuILoLpULoOiSUbOpOGmJK372DbxYIwgFkWYriO7WKjG7I8pKIbhf0DkkPJIujRB0v2INe5Gbw/s400/Brilho+das+Imagens+027+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHNNLjx-1_Y2iNgg-SnndANampvZUxDPS9MjjX6Kbe8sCB-lqOHqgSCPf22698KgE5yQ-6Bn8U0NPAh7lMa0bSVyTDXF_JyYxCEXvzNhyphenhyphen6hb0J5F_hHpjr3WB2Ekq2F-uj8YGS/s400/Brilho+das+Imagens+026+%5B640x480%5D.jpg)
O livro que Frank mostra a Brodovitch não segue uma narrativa nem conta uma história, o conjunto destas 40 fotografias, síntese dos vários trabalhos que fizera na Suiça enquanto fotógrafo comercial, estão dispostas lada a lado de forma a interagirem e a modificar muitas vezes o significado original da fotograifa isolada. Frank não só contrasta ideias mas também sensações, quente/frio, silêncio/ruído...
Brodovitch seduziu-se, percebera o potêncial gráfico da fotografia de Frank e contrata-o.
Mas Frank também se seduziu por “Ballet”, 1945,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgL9ecfOrt46MIsWj8uTWQKAALb_hmrFyGAgnEqVt8AQGHRxzf6HJJ78isB5n_JWnkupBoUPlogRFefIeX_zDKMRbXYWRmoA3LnSCNC_dek7PcIYz4M03mEfOk5SYDV612fWfqb/s400/Brilho+das+Imagens+029+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHS_wHrU3f7QUA1hwVgPu27b897Kf3nBBf3jsuvXZOAzHQ0FLLv5zIbnoEAelEBUqYMLpVV9pdFb6ajIiCwI2g6lFwu6zjNBkB922F7IquwUU7QEQtl6Pxi1_5_-8XCi7d0_wD/s400/Brilho+das+Imagens+030.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBQ3ywWxY8oaII01DJe6RivKc3R7Cxixhc9dok2BBMe7GAzeKAKUkhUuRDJfbD6EgJWN_Rr_Lq-6YfGqHDL9Aak9Q8NUGKhwkiP6RQ498XIPk31jJWu0nUfRJZWnZJ5vPcKq74/s400/Brilho+das+Imagens+031.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisMI2uKaDqKQDmu3WdUlZVlAD9FrFpltgqxTY8sU88LNdb-ovQyUvA_mRuOhWk3Ex4DOLyE58wB7XpmgYCgkZl-CkJ0NxBIMQq_B-8PSswd6wxf1bXYYrv7KMTP2_z8J5fRhr-/s400/Brilho+das+Imagens+032.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8yBoVAFiPCHNbSDLQHB6jsID32Dby452RqL85J-wiVkWorFCmSDinNuPKoX3RWnBpoSFrXW6pYYdbVfW-15GNULR1sscqUb1ZRW3SMhN186DR6zNbqvkciXoWASJGi9nwzu-_/s400/Brilho+das+Imagens+034.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCuFl-CVC9rkqPt48DkQyBFhkuZxkioOAPm3ulTEHIi-4U1nwWIt4euLwGTz5ObfPW4Cm_IIvTHuhc8Hv9RnttZ6btipsILARL6NxxXaoV4Y0qYKj1um8jfE2wbEAwB2ysE38L/s400/Brilho+das+Imagens+033.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOqLTK9v6ZQNArSbwtwgUeyvSEnTMfwKci5VbF8-aAShiXTO2f1ussfGqV_2YfpdMDwN5XIwfKLNHMDMTjFuAtLj5QKPIUFbWPW3OkgZBkXHnRf3sdrc951mr_BJM0shW04Ept/s400/Brilho+das+Imagens+036+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLrhw8kRL07mdUVBLhuAVWiHe6UMRGI4yNeMGHi3AL6z2IQIgCIDg5bnP_ap1okCW5rdgkaE1FG1ha1FKgmQic6YLYuZ0jnemXHJ2-fiQXX_qfpvR303vwcfMNXmhDcZOhy_wH/s400/Brilho+das+Imagens+037+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK6pZDet6W9JebBqDtpQUoNstDwdqoqE8wtddxyke0WsLdc7HvfkLH80xbrf8ib2AYCPtUfXNyVNK28q11GsIOPCsDSAn9OfKDP5Q0GyJIXrAYoZh1gMgS9u2BLr8HkjJBr4ax/s400/Brilho+das+Imagens+038+%5B640x480%5D.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWz-jW_wuP-6RmyZkzZAbPcqqlglydMa4kLK3SLhyTFO4j7L-FlyrVw0Pur1E1higUgYXB_IzioZtCyye8mbqBQojQBZhnienIsM7hEK0GxI0GRbnRjEDQG27O5bJ7y_c8BDU2/s400/Brilho+das+Imagens+039.jpg)
Esta nova maneira de ver, esta invenção fotográfica expressa em “Ballet” irá ser determinante em Frank e em muitos outros fotógrafos.
Farto do trabalho em Harper’s Bazaar, “there was no spirit there,...the only thing that mattered was to make more money”, diz Frank mais tarde, fá-lo partir em 1948 para a América Latina. Vários meses a fotografar zonas rurais Frank diz “...I was like an action painter...”. Quando regressa, “Black, White and Things”, (1953) será o reflexo dessa viagem e o germe de “The Americans”, mas não só, será também a sua reacção ao livro “The Decisive Moment” de Henri Cartier-Bresson de 1952.
Vamos vê-lo no próximo post.
1 comentário:
fico na expectativa de conhecer essa decisiva reacção.
Enviar um comentário