Ontem, a secção Fugas do jornal Público, apresentava várias propostas de programas para o fim de ano. A Serra da Estrela, uma das alternativas, o programa dizia o seguinte: “Estadia durante cinco dias/quatro noites no Hotel Serra da Estrela/Varanda dos Carqueijais em regime de meia pensão, jantar de gala com animação e fogo de artifício no exterior, descida nocturna na estância Vodafone ou no Skiparque e entradas para visitas aos museus de Belmonte por 630 euros em quarto duplo”. Esta fotografia da Serra da Estrela,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8pSEWR0LuJv0dpjGRV8DHQp8fdNstLOlbx6wbOznNLctXbSOUkO98I04OCeBq2QMNo24dSGRNAOx-86RQotzZ7cuUikDqoq8kUam41mBKx1qAfa0GQ6ijFhhECUIzn8iRHFAI/s400/Miranda.jpg)
Adriano Miranda, Serra da Estrela
tirada por Adriano Miranda, ilustrava o dito texto. Não me parece a fotografia ideal para mostrar tanta animação proposta, pois a fotografia apela antes ao sossego e reflexão numa serra virgem de gente. À semelhança de Adriano Miranda, muitos fotógrafos deixaram-se fascinar pelo silêncio destas paisagens:
Albert Renger-Patzsch,
Albert Renger-Patzsch,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuWGbASZgaAbfsD2ScN-neJA2PzX8mi_ErDsJBuqPoGFClhPVE_sbzzi_inCG1CBg0HOd9dsqEya5h-rt9t8jWqtcwoJDtuOIijwI_QCS8yz5kDdFfUJ2kKEHRo3a0TMxRwO8y/s400/Renger.jpg)
Albert Renger-Patzsch, Mountain Forest in Winter, 1926
Alfred Stieglitz,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjt7WYiEM2sWFtN6POIVsIYhLzpMUhZ16s-vIfm5zBlVhLv1cwAGq_jYb97eFDVFNWPAJ8u3c9ys75TyFDW-_qj8YXH5rFg10AWf4kjVTM4t-WeycZLgs4kOxW2rg4ibX7JpMLn/s400/Stieglitz.jpg)
Alfred Stieglitz, First Snow at the Litlle House, 1923
Jitka Hanzlová.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrWzndImB4fzCdWo23SNLQafx-0I8KkiZIp63eH4HH_Qhn_jvh2mbM8uvpB60jIKbmCAQbzx_xwS3VrxYRXYWq9KwUwvyvLSq8idHS_irkvRVvtplsiQbAUWN2D8YmnglqdOcQ/s400/Renger+001.jpg)
Jitka Hanzlová, da série Forest, 2005
Mas o programa do “reveillon” que o jornal sugere apela à prática do ski, tão em voga nos nossos dias. A prática do desporto alpino começa nos anos em que Auguste Rossalie Bisson, 1861, chega ao pico do Mont Blanc.
Mas o programa do “reveillon” que o jornal sugere apela à prática do ski, tão em voga nos nossos dias. A prática do desporto alpino começa nos anos em que Auguste Rossalie Bisson, 1861, chega ao pico do Mont Blanc.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQUqqdEULNd3CO95u1Tbwso2Y6XdrUkxePL256hpxGQPFWp_VR1JiBNJjZmK2RgAAgmhNW7BX3goQEvOlBIXnvR43ZCokR9I5HFOYP3FzpcdL7OKYxsSIdwADDmETXqqKCrskI/s400/Bisson.jpg)
Auguste Rosalie Bisson. Ascent of Mont-Blanc, albumina, 1861
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwihm-dc-O2G8ysVCiAreNicxia9EyzKofbTl3pXFiGCI8YYMVzgoFW9H75dtF1kJUn8O12mdXF4IcLv0Qc_TLeYKlM5Cn9im4hy3iCkZ3grNfcNOpNGSq-kRtAtmkm0bYmx6L/s400/Glacier+des+Bossons,+Savoie,+Alpes,+1860+%5B640x480%5D.jpg)
Auguste Rosalie Bisson, Ascent of Mont-Blanc, albumina, 1861
Na Europa a paisagem era já intima e caseira, e o sublime já só restava nas montanhas alpinas, difíceis de transpor. Hoje, com os teleféricos subimos fácilmente aos picos mais altos e Walter Niedermayr fotografa a montanha transformada para o turismo de massa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi44rkl70Gcl80UwjvWVO8Y5Pc-4EMXxOJupJGFmB7pho-hyTx8-gNxezvg71rdovgVSEifkyYgnm2usWLm4_EN9qNOB7Fu-OEONjzM2BxAYl9_xdVpdnKYeAtkUAy0VKiAt8py/s400/Grand+Motte+I+2002+%5B800x600%5D.jpg)
Walter Niedermayr, Grand Motte I, 2002
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEKvpT7bDb0drTS8JYKmj121OAga5ZlLdBkudJI3K6RABsOS8hf7-8xAYn4J88Y1aedCP8YzHOHcSij50Wk4HDUu1HbajMhyqTRgVXy62xwzPbPgck8XbgKjVam7P9XSn1KPqY/s400/artwork_images_754_233740_walter-niedermayr.jpg)
Walter Niedermayr, Shiga Kogen II, 2000
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipg8wLsELFTCQS9JwlTZ-_yCOX7pCgT6Eo27MbTaTntPiuPDAGzzYRH-3Dj0DHO60c3dnOJLm7DKfnsfVcfofO1VVukvaseaaU1IStmHQ6AsUS8oezOyfUtXeLoVZRnJEJy2Gf/s400/Nigardsbreen+2002.jpg)
Walter Niedermayr, Nigardsbreen, 2002
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC6v-tzieKrqZmtLaNR1_np216gdd8Lc-t8fRfaZG0kdc5ZlyP3AWecpYtV0nAgNYSjxbBrFRMwF-TWu62zf3JeLg5zDWUjD4bzgXW-4CZoGxOMagW1kJBl7h4rp6HvlyRNkVl/s400/Passo+Tonale.jpg)
Walter Niedermayr, Passo Tonale V, 2005
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjegH5Ao5VjKVdmKmiX6j6dIvIePQ7v409S8k5KuCMJYbDM2AHjoWSA0nJpEFW6VQDO7N8bcmi1Gl0KcK4qZ0zN6hsvwfVgBh1QMiG9AO5g_cztDGSB8F0P_qe_-ktoxKXbmVkO/s400/Schnalstalgletscher+38,+2003.jpg)
Walter Niedermayr, Schnalstalgletscher, 2003
Nas fotografias de Niedermayr e Bisson, a presença humana, pequenos pontos disseminados no branco da neve, servem-nos de escala para que percepcionemos a imensidão destas paisagens e Niedermayr recorre frequentemente a mais de uma imagem, dípticos e trípticos, revelando a insuficiência de uma imagem para captar os grupos turísticos na imensidão da paisagem.
O programa sugerido pelo jornal sugere animação em grupo, talvez a fotografia de Ibon Aranberi,
O programa sugerido pelo jornal sugere animação em grupo, talvez a fotografia de Ibon Aranberi,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgC0V00Zc1_KHv8RQcxGfuAI9wVv_-d-ToEVuaBu8KbiZuXlhLKbR1k0YLg5FqtU0_UV3MCa2UV8VknKyyvxF_xwPXtbl4GJkFPJv5nj9MyTzOC11_KEsQYQDwE239Do_YmMufv/s400/Iron.jpg)
Ibon Aranberri, cueva, 2002-2004
que não é na Serra da Estrela fosse mais adequada, afinal não são os programas em grupo que interessam mais que o local?
2 comentários:
A fotografia do Renger-Patzsch é tao parecida com uma de Ansel Adams, feita em Yosemite!!
Abraço.
estive para postar a de Adams, acabou por ficar de fora...gosto mais da de Renger-Patzsch...
Enviar um comentário