tag:blogger.com,1999:blog-36106593.post7363162230108507639..comments2023-12-30T01:19:34.572+00:00Comments on saisdeprata-e-pixels: Portugal em LondresMadalena Lellohttp://www.blogger.com/profile/13118034594352923918noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-36106593.post-25256922470232392742008-01-28T01:50:00.000+00:002008-01-28T01:50:00.000+00:00Concordo, acho é que não me expliquei bem - é prec...Concordo, acho é que não me expliquei bem - é precisamente esse o valor que reconheço e admiro no trabalho do PN, por isso mesmo disse que NAO trocava todas as fotas de Burtynsky por aquela de Estremoz.<BR/><BR/>No entanto acho que as séries acabam sempre por surgir, não da forma sistemática, "coleccionista" do fotógrafo americano mas de uma forma poética como em "Far Cry", daí a minha curiosidade em saber se aquela fotografia se insere num contexto idêntico.Tomé Duartehttps://www.blogger.com/profile/10419615726146720991noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36106593.post-30056743197317649702008-01-27T15:35:00.000+00:002008-01-27T15:35:00.000+00:00Uma só fotografia de Nozolino?Respondo à sua quest...Uma só fotografia de Nozolino?Respondo à sua questão do Nozolino com uma resposta do próprio Nozolino "É uma necessidade quase visceral de concentrar as coisas, de não ter fotografias que se repitam...", Nozolino não precisa de séries, basta-lhe uma fotografia, anda às avessas do que hoje a maior parte dos fotógrafos faz. Nozolino é um verdadeiro fotógrafo, não encena, não é conceptual, e talvez por isso os coleccionadores não o queiram...pois não anda ao sabor das modas...Madalena Lellohttps://www.blogger.com/profile/13118034594352923918noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36106593.post-57920536425248637142008-01-27T13:36:00.000+00:002008-01-27T13:36:00.000+00:00ah grande Nozolino!! :DFantástico post, como é háb...ah grande Nozolino!! :D<BR/><BR/>Fantástico post, como é hábito. Não conhecia aquela foto de Estremoz, pertence a alguma série, a algum trabalho em específico?<BR/><BR/>Tenho de confessar que não trocava todas as fotos do Burtynsky aqui mostradas, apoiadas por uma verdadeira máquina empresarial, pela do Paulo feita com uma simples M em punho.<BR/><BR/>As fotos do Burtynsky impressionam, não há dúvida, mas na minha opinião impressionam demais e dizem de menos. É irónico que no seu discurso no TED tenha começado por dizer que em início de carreira lhe preocupava fugir ao "estigma da fotografia de calendário". Ultrapassou esse problema com a monumental e sistemática envergadura do seu trabalho, mas a mensagem mantém-se ambígua, demasiadamente politicamente correcta - afirma querer mostrar ao mundo desenvolvido de onde vêem os nossos luxos, no que resultam os nossos excessos, mas ao mesmo tempo ajoelha-se perante as grandes corporações de quem terá de continuar a obter autorização para ver o que precisa. Em "manufactured landscapes" chega a dirigir os "figurantes" que aparecem nas suas fotos, qual produção de hollywood... Quanto lhes terá pago?<BR/><BR/>Lembra-me a mesma crítica que se faz aos "Salgadinhos", de "esteticização da miséria", só que aqui em vez de se tratar de gente trata-se da exploração do "belo" na natureza esventrada.<BR/><BR/>Mostra numa galeria em Londres as verdadeiras pérolas que são estas feridas da nossa paisagem com uma monumentalidade e uma frieza que me chocam. Pergunto-me como terá utilizado o seu poder e influência quanto ao problema do (des)ordenamento do nosso território?Tomé Duartehttps://www.blogger.com/profile/10419615726146720991noreply@blogger.com