![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWgZQ06tVwEnmrKTnoms1MNh_fvlPnuNtUBwlrv3sZjTVYcXNhPxWOPAeeV2sKLucRj5DtWf3Ck8XQzdOvyWrzHl76iRqnOm0sOG3AqmorEt0hiPiiv3DX1T7ptyU1IMafX46Rcw/s400/2713476369_c3cf677c8d.jpg)
Estúdio Mário Novais, Lisboa, Fotografia sem data, ACP
A colecção Novais, foi adquirida na sua totalidade pela Fundação em 1985. Como refere Luis Pavão, responsável pelo tratamento e arquivo da colecção, esta chegou ao Arquivo de Arte da Fundação, e aí permaneceu durante dois anos, tendo sido abertas apenas algumas caixas com o intuito de inspecção. Nessas inspecções detectou-se a presença de negativos em nitrato de celulose, material altamente inflamável. Conscientes então do perigo que esta quantidade de material fechado numa sala sem climatização poderia causar, levaram a Fundação, no início de 1990, a por em marcha todo um processo de tratamento. A digitalização da colecção, que agora podemos consultar via computador, foi logo pensada de início, e se à época o modo digital era quase uma ficção, hoje é o sistema adoptado e vulgarizado nos arquivos. O Estado português, que nos espreme com impostos, bem podia olhar para este exemplo e fazer o mesmo às colecções que guarda a sete chaves.
Mário Novais, (1899-1967), no nº 115 da Avenida da Liberdade, abriria, em 1933, o seu estúdio a que chamou Estúdio Novais. Quando morre, o estúdio passa para os herdeiros que o cedem, com todo o seu espólio, aos dois colaboradores Abílio Barata e Mário Soares que prolongam a actividade por mais uns anos. Em 1982, a venda do espólio fotográfico, surge como solução para os dois colaboradores, que entretanto tiveram que libertar o andar por uma acção de despejo do senhorio. Várias instituições mostraram-se interessadas, entre elas a Fundação Paul Getty de Los Angeles. Deixar que a riqueza patrimonial deste espólio, saísse do país, seria uma perca lamentável, mas felizmente a Fundação Gulbenkian acabou por comprar toda a colecção.
A colecção do estúdio abrange várias décadas (1933-1982) durante as quais fez diversos trabalhos de encomenda quer para o Estado, como a cobertura da famosa Exposição do Mundo Português (1940), em que o escudo e as quinas nacionais, que vemos nesta fotografia,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMr4B4MG4axbaLE4WleKUVhrhD9ou_a6EqAjIKqlMLTQ_vzK2O-JzrRBup5ynaGp3D-fAnoPDSmDV50xJFgubTG7qL2mVjqu-NsNEzLrSyvvAIrStYpQyrPge90Nh5XCwF8Bmr1Q/s400/F+%5B1024x768%5D.jpg)
Mário Novais, Exposição do Mundo Português,Lisboa,1940
nos lembram a marca de fósforos Pátria, caixas sempre presentes nas prateleiras de pedra dos fogões das cozinhas portuguesas, aos institucionais particulares, como o trabalho que executou para o Automóvel Clube Português, onde o icónico VW Carocha, o carro mais popular a seguir à guerra, percorria as avenidas dos novos bairros de Lisboa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjothUZBBkkwtxXWr9dxkjMa0MldzgAlfPEdGQGbkvpE7QXn9q7otVJ3Etv2Jxf9GWwzcc23c8Xkcra-S8iGA4idaIn5X62_SifmjMQW91R_xtiXwkSoQvzM5a27qGNXp2M21iVJw/s400/2713465863_f95b3767d2.jpg)
Estúdio Mário Novais, Lisboa, ACP,Fotografia sem data.
Á época, o regime conservador do Estado Novo, presidido por Salazar, materializaria pela mão do Engenheiro Duarte Pacheco, ministro das obras públicas, um novo plano de urbanização para Lisboa, em franco crescimento populacional. O infatigável ministro, planeava e dirigia a construção de liceus,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2qE0M1s24Ep2VZQjgwkuJjCQOktSbcs5k2EWWV2g7M4-lRoxRpewON-v_KhNsbC1yadHz6VeCTofFuXaWxRnRiPlHmmUQnBi5tOANCq3BuZc0vZNt12sR89fcu0DwxMM8QeEb2A/s400/2651886987_036084dc7d.jpg)
Estúdio Mário Novais, Liceu Pedro Nunes, Lisboa, Sala de Aula. Fotografia sem data.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLuN3QTmhuuNh4KsH7rofUoVkLytLg1tKeCb8kfOCrJs8A6KlVgd1A6XZ9V46EkByJAlMhluvOrYry-cIGoyghAO-VYzMIhWRaPJX6eqc6pmBkm28F6T1cuknbLlkry-HBt43-kA/s400/2652715600_1dd794fea4.jpg)
Estúdio Mário Novais, Liceu Pedro Nunes, Lisboa, Sala de Ciências Naturais. Fotografia sem data
gares marítimas,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPqlqxyxKiwk3oF5f3JX_YNxurjEcfTEOX0O6MC2pLKbSDn0yoibsop3ieH2jSh5ia8R4h8Nj5Jj18MXfV3vQFfZmV2MUwZOoB35zktJYVEuJvyZOcNzH1Kg5V7-zRUgItYBAK_w/s400/2652626798_e80a928e2c.jpg)
Mário Novais, Gare Marítima, Painel de Almada Negreiros,data aproximada 1943-45
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHvJ4IBf513kjw0kiTFi898g_ovrXoCzs6nIkTsuiTI3lTPGz8G8W0rEyE2uXFnpPuaK-IxYfGx87rmPqNUrsDe4SymFwc3DEag51-z_ZhXxYsKWHZ0uaBdD8kslbjji8NxouYOg/s400/2652641572_0533abcc6f.jpg)
Mário Novais, Gare Marítima, Painel de Almada Negreiros,data aproximada 1943-45
aeroporto, parque florestal de Monsanto, estádio, igrejas,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJShMh9nsRFoOsxd69TKb6tb71iBlMegXyHIc3n7izPzEQKyHsLTG_Xy1i0SZb2QIUJ-LTXTtacU6KHI4HyjpiKGHVEaeRQgSstL-3F7ypiaTOMDuFjgl_FwoHZnclgCOlYfi6Pw/s400/2710585674_e6c63ae9f6.jpg)
Estúdio Mário Novais, Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa, Arquitecto P.Pardal Monteiro
bairros,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjysRV4XPFZIkW-LJTKV9ENW77uF2v2LNsKpr7lIO_Agh8QvTBApyYGvl9i8lq7Eat09Iru_ZKqpsgU7cD6FGKtlnt3dd8ViPKY60gfyy7No7CzbFjJoZO-6BeFC73-2cTsHQaqSQ/s400/2714285422_ca4f6f98be.jpg)
Estúdio Mário Novais,Lisboa, Fotografia sem data
Instituições de Ensino Superior,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibJQwlAR-QOVa4TOMaGbQDZjXlv2hVoRu9xKiBH2sKV53HWvCr91tUPv_8qz5Mx5FjK_dBq0HDGG1fXIk9t-vt5oZbNb8pkJLrGHoi96069OQFMhtl2w1If9Vb2nZlaxEYnBVhWQ/s400/2700995141_b04c94869d.jpg)
Estúdio Mário Novais, Instituto Superior Técnico, Lisboa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYWop0i7y65uPxg-sT6rL1oeBhyYUmP13Fjge_41ELFpdEIS4vQxpj0zDsTc64bGVcZrEeyPY70uy5MrGLlPfmAyg87lra72iFWRH8E3YN4Gz705xKtMkD_koBqiOfrSAplb1YOQ/s400/2709652685_cd61f37a34.jpg)
Mário Novais, Instituto Superior Técnico, Lisboa, data aproximada 1936-37
pontes, cinemas…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkWukJMxRlpP6SobBeJvrE2vEWSKkaYXGf1-z4bslOIGDAnLmfCHixACWOZ1jr7G_-ZXbNOUuTtblLzBNWFFX_eVvNZb6PqSBgnfbB5UFo2Bqlb10D-loUg6virzDW-h83pKwdng/s400/2688766546_71b7c28a77.jpg)
Estúdio Mário Novais, Cinema S.Jorge, Lisboa, Balcão. Inaugurado em 1950 de acordo com o projecto do arquitecto Fernando Silva
A Praça do Areeiro, riscada pelo arquitecto Cristino da Silva em 1938, tornou-se o símbolo da nova praça do regime. Exclusivamente habitacional, adoptou um severo jogo simétrico de arcarias de pedra, andares de sacada e peitoril, onde no telhado dominavam poderosos torreões.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrAEa5SdHvAY5S7q1ZtQEpMR_LwLrPhxfLaqB3B-FFrF6-s2bok6fxrqhgcSo2rPkaAYuWTKjeE8KuZx6NSDCNoHWMR7XUJCR-WSu2-TK5-UIpntFqZkenvAkcDb09RRebik_ZCQ/s400/2713465453_46cb63a621.jpg)
Estúdio Mário Novais, Lisboa, Fotografia sem data
O carocha, o carro para o povo, tão económico quanto eficiente,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgg-BlnXVw8nKhIZypZg3vFostvJ6xHvMY9RqB6_XCKBTFwgJTdEIx1f4544hAtjQ87rsUTb69OgI9Y4u630uHAfN5h6WAXzSSH229ycLIDKELJuyaAjVSBNpIRDYzYVKCKyQrczA/s400/2714274476_edaa80d031.jpg)
Estúdio Mário Novais, Lisboa, Fotografia sem data
circulava nestas avenidas rectas, sempre o primórdio da linha recta - o estilo em voga, ladeadas de uma arquitectura regrada, vertical e altaneira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOVa6VQ06NLlmdCf__wYUIJMfmyfj98h0pXVLuHXay58lgN2GehTS8e0CsmXOYL3qAioFwtiMNSgltrJMDvRCszsDWR2GrUbDxzWK3DBZK2Vc7t_zWlGcyO2qFos3AjV-BmnjMPg/s400/2714271748_226a8fb222.jpg)
Estúdio Mário Novais, Lisboa, Fotografia sem data
Mas o estúdio, que vivia de trabalhos comerciais e encomendas, soube ser inovador. Se estas fotografias tiradas à noite na Avenida Almirante Reis, surpreendem,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFVvsi_AgJtYF4DTBUZ4iFLaNODR7QILti2Va52wTKo2T1OoJRI2HgYzyLSbig4lcv9uG5CL85ftIYsNAiIKeRyLWA7dEswqwe6Q8qH2puvCXKI5Q1AC6EbPN8UwP2Y7MjJn9a6A/s400/2700886219_88bc61f278.jpg)
Estúdio Mário Novais, Av Almirante Reis:vistas nocturnas, Lisboa, Fotografia sem data
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCNYCFKRxL1PjfVNCRPPRBq5oB0OcQQqMY8MgV67K6dLjL9i__JAIF8sSS2TacweUzkrJlQDU47Fu_Zlt6fBMPQS-jZoqnb5esjUQdyOcKjkyD00ZhsSzmY-14yzczfb4nluTreg/s400/2649573703_6175afd189.jpg)
Estúdio Mário Novais, Av Almirante Reis:vistas nocturnas, Lisboa, Fotografia sem data
mas lembram o “Paris de Nuit" (1933) de Brassäi, outras, como este teatro,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJHmNcdxYPhalPSt85kuLMuPJ3ldQvYmUz9MigHkp2gcE25QbMhB_geiFP0rWLUsd_FucImt_S9YaKJ4IOhGOJvKAQFmLVuNtR9GphlPEuQA_kzy0N_H1ISD4Hot4IwtIREMl87Q/s400/2714227564_4ccc7a021b.jpg)
Estúdio Mário Novais, Teatro Politiema, Lisboa, Sala de espectáculos, fotografia sem data
lembram os fotógrafos da actualidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC2eKgbOfwm9MNJIajG8XQ2AJCZi3n0A8tSR_fyH2MKcZWHpuevwxV1EPkOFbtPiEHQi_ikhhvn0OtFfAT6uCwc55s3_sAW77i4QwuY0H3lpTDfAjDaFRebeniojGSO6TQ7pf6aQ/s400/bild.jpg)
Hiroshi Sugimoto, "Theaters", 1978
Bem haja a Fundação Calouste Gulbenkian.